NSA usa Red Hat Enterprise Linux para espionar as pessoas

NSA usa Red Hat Enterprise Linux para espionar as pessoas

XKEYSCORE é o nome do sistema de vigilância da NSA que roda em servidores Red Hat, os documentos liberados por Edward Snowden ainda revelam informações curiosas e preocupantes.

Red Hat é usado pela NSA

Estamos acostumados a ver o Linux em lugares muito “nobres” como em missões da NASA por exemplo, mas sem só para o “bem” o pinguim é utilizado, detalhes sobre o programa XKEYSCORE revelado por Edward Snowden, que é usado pela NSA revelaram que servidores Red Hat são responsáveis por rodá-los.

Veja também: Conheça a história da Red Hat em um vídeo

Mesmo com as denúncias, até hoje nós não sabemos até onde a NSA consegue chegar, mas segundo Snowden, o que o XKEYSCORE consegue fazer é algo “cinematográfico”. 

O serviço de coleta de dados e monitoramento foi feito exclusivamente para rodar em servidores Linux usando o Apache e armazena os dados em um banco de dados MySQL, segundo as informações o XKEYSCORE seria capaz de de ler e-mails de qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, bem como controlar o hardware, além disso, ele seria capaz de rastrear pessoas, associações e empresas e poderia até mesmo cria ruma espécie de cadastro, uma “impressão digital” exclusiva de um usuário a ponto de identificar qualquer acesso em qualquer lugar do mundo, segundo Snowden, se você está on-line o XKEYSCORE consegue te encontrar.

É bom deixar claro que o XKEYSCORE não é um vírus que está infectando servidores Linux ou qualquer coisa assim, ele é uma ferramenta que foi construída pela NSA para ser usada pela NSA em seus servidores, e estes sim rodam Linux, no caso Red Hat.

Pois é, o Linux não é só usado para causas nobres.

Fonte


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste