NotíciasSistemas operacionais

Microsoft torna-se membro Platinum da Linux Foundation

A notícia da Microsoft juntando-se à Linux Foundation não chega a ser surpreendente, mas curiosamente eu falei sobre este assunto na semana passada, comentando justamente sobre a aproximação da empresa do mundo Linux e dizendo porque ela foi acolhida de braços abertos, acho que vale a pena a leitura, mas vamos à notícia.

A Microsoft já era parceira da Linux Foundation no R-Consortium e hoje anunciou que está entrando oficialmente como membro Platinum doando meio milhão de dólares anualmente para ajudar no desenvolvimento do Linux.

“Como uma empresa de computação em nuvem, nosso objetivo é ajudar os desenvolvedores a conseguirem mais usando as plataformas e linguagens que conhecem. A Linux Foundation é o lar não só do Linux, mas também de muitos outros projetos de código aberto inovadores da comunidade. Estamos entusiasmados por nos juntarmos à fundação e nos associarmos com a comunidade para ajudar os desenvolvedores a aproveitarem a mudança para experiências inteligentes em nuvem e mobile“, comentou Scott Guthrie, líder da divisão de cloud computing e mercado corporativo da Microsoft.

Com a medida a Microsoft entra para o Hall de empresas que mais colaboram financeiramente com a Linux Foundation, assim como HP, Intel, IBM e Oracle. Quem viu a Microsoft do final dos anos 90 e a de hoje em dia certamente tem a sensação de que está vivendo em um mundo paralelo.

Como eu falei no post do “Por que a Microsoft foi recebida de braços abertos pelo Linux“, o Linux é algo que não tem dono, ou que pertence a todo mundo, se você preferir, o que dá praticamente no mesmo, logo ele “pertence” a Microsoft também e toda a ajuda para melhorará-lo em qualquer âmbito é válido, particularmente vejo o apoio com bons olhos. Obviamente alguns dos defensores do Software Livre não verão isso com bons olhos, mas eles não veem praticamente nenhuma das empresas que apoiam a Linux Foundation com bons olhos de qualquer forma.

Para os usuários finais de Linux no Desktop ou de Windows essa mudança não deve influenciar em nada, só não sei quem fica mais confuso, Steve Ballmer ou Richard Stallman.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!