Sistemas operacionais

LinuxONE: O mainframe da IBM com um poder computacional incrível

A IBM anunciou uma parceria com a Canonical para trabalhar com o Ubuntu no LinuxONE, o mainframe deve comportar também sistemas Red Hat e SUSE.

IBM investe no Linux para sua nova plataforma

A IBM anunciou ontem (17/08/15) o sua mais nova linha de mainframes que recebera o nome de LinuxONE, uma plataforma que roda exclusivamente Linux.

O diretor da IBM na América Latina, Aníval Strianese, comentou que os dois integrantes da nova família de mainframes são capazes de reunir hardware, software e serviços a nível empresarial com o Linux, “eles serão flexíveis para implementações de nuvem híbridas”, destacou.

O LinuxONE Emperor, é baseado no IBM z13, chip que foi considerado em Janeira deste ano como “o mais rápido do mundo”, este seria um sistema capaz de analisar transações em tempo real, com poder de escalabilidade estupendo! Ele poderia rodar até 8 mil máquinas virtuais, realmente incrível!

O segundo modelo é o LinuxONE Rockhopper, este seria um pouco mais modesto, construído para atender a clientes medianos, mercados  emergentes que procuram velocidade, segurança e maleabilidade.

https://www.youtube.com/watch?v=2ABfNrWs-ns&feature=emb_title

Open Source

Um ponto interessante que vale ressaltar no anúncio da IBM é que a empresa liberou 500 mil linhas de código do mainframe, algo que é considerado por eles a maior contribuição a nível de código que já foi feita pela companhia.

Strianese explica que a IBM já possui uma fabricação nacional de chips IBM z13, segundo ele o LinuxONE já está disponível para compra no mercado brasileiro. Segundo ele o mainframe tem grande representatividade no mercado e uma expansão neste setor é esperada para o segundo semestre do ano.

Fonte aqui e aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!