Linux Mint 20
Sistemas operacionaisLinux MintNotícias

Linux Mint 20 vem aí com novidades e surpresas para os usuários

Como estamos acostumados, o pessoal do Linux Mint lança a cada mês um post de novidades, para nos contar as principais novidades que eles estão planejando para o seu sistema operacional. No mês de março, não foi diferente.

Também como de costume quem traz as novidades é o líder do projeto, Clement Lefebvre, que primeiramente agradeceu o apoio e as doações para o projeto continuar “em pé”. Ele também comentou que o LMDE 4 demorou mais do que estava previsto, mas que conseguiram adicionar os recursos que estavam previstos e assim “fechar significativamente a lacuna com o lançamento do Ubuntu”. Complementou falando que agora vão se concentrar no desenvolvimento do Mint 20 e para a base dos próximos pacotes do Ubuntu 20.04.

Logo em seguida ele comentou que o LMDE 3 (Linux Mint Debian Edition) entrará na fase de “fim da vida” ou na EOL (End-Of-Life) em 1 de julho deste ano (2020). Segundo o comunicado, “Após essa data os repositórios continuarão funcionando, mas o lançamento não receberá mais correções de bugs e atualizações de segurança do Linux Mint”. Eles também disponibilizaram um tutorial para fazer a migração do LMDE 3 para o 4, que você pode acessá-lo aqui.

Novidades Esperadas

Uma das novidades esperadas é o suporte à escala fracionada no Cinnamon. Essa escala é muito recomendada para monitores de alta resolução, como as telas HD, FullHD, 2k ou 4k. Isso vai proporcionar escalas diferentes nos monitores, indo de 100% até 200%.

Quem acompanhou a postagem de atualização de fevereiro (2020), mencionamos o aplicativo de transferência de arquivos Warpinator, que segundo a nota de março, ele já está praticamente pronto, só precisando resolver a parte de criptografia dos dados que ali trafegam.

z4ZoumtXuMqsYAkE hmFh 6Zz1gRMHUTJcB6zBQxo3vnyL279QGeKAOBmM15yJaYZkNo0HSlirtfiHDI GYCKyeuoynbH2vXL9g7Jml6fFQQWXaGChdx9jqRx 49 R8FfgQNsGjy

Por enquanto, ela vai ser chamada de “Warpinator”, mas se alguém tiver um nome mais criativo, o pessoal do Mint está aceitando sugestões.

Também foram adicionada duas cores novas no sistema, a Pink e a Aqua:

ITIhK4ERtl35xO
3ieXAHsoMULDMEcmf5CXeF34ubNS 43RR5Fy6DE5A29qBCL7yWgq8g9mqrSdqzy64W6J2WrBAfPOgjStXQApZuZCmfOygrMmDx4162OSX8bZwGVjgUFhhc5c8 4kdHD32V7aSoNo

Foi feito um “polimento” no Nemo, para que ele pudesse ter mais desempenho e também foram feitos ajustes para que ele pudesse gerenciar melhor as miniaturas (thumbnails).

Agora a novidade que pode ser “polêmica” 😂😂. Na versão 20 do Linux Mint, não existirá mais a versão de 32 bits do sistema, somente a versão de 64 bits, seguindo assim o mesmo “caminho” do seu sistema operacional “raiz”, o Ubuntu. Para quem precisa usar 32 bits, é recomendado usar o Linux Mint da série 19 (a mais atual que puder), pois essa versão ainda é baseada no Ubuntu 18.04 LTS, que tem uma versão de 32 bits. Lembrando que a versão 19.3 do Mint tem suporte até 2023.

Mas se você tiver um processador depois de 2005, muito provavelmente ele suporte sistemas operacionais de 64 bits, o que pode “impedir” o uso é algumas peças que não tenham algum suporte. 

Também foi revelado o novo nome da distro, que é Linux Mint 20 Ulyana, sendo baseada no Ubuntu 20.04 LTS e tendo nas versões Cinnamon, MATE e Xfce.

Ainda não foi definida uma data de lançamento, muito provavelmente o pessoal do Linux Mint esteja esperando o pessoal do Ubuntu dar uma previsão da versão 20.04 para assim também darem a sua. Mas se for seguir a “tradição”, pode ser que seja lançado em meados de junho.

Mas deixa aí nos comentários, o que você está esperando dessa versão do Linux Mint.

Em caso de dúvidas, acessem o nosso fórum o Diolinux Plus, nos vemos no próximo artigo, forte abraço!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Ubuntu 24.10 utilizará Wayland com placas NVIDIA

    Notícias

    NVIDIA no Linux usará módulos abertos por padrão

    NotíciasVídeo

    Microsoft quer loja de aplicativos para iPhone e Android