Houdini: Software de composição, animação e efeitos especiais 3D para Linux

Houdini: Software de composição, animação e efeitos especiais 3D para Linux

Houdini VFX, conheça este software de composição gráfica profissional em sua versão para Linux.

Hollywood apoiado nos ombros do Linux

Muitas pessoas ainda comentam que softwares populares de edição de vídeo e de composição de efeitos como Sony Vegas, Premiere e After Effects não possuem versão para Linux. Cabe aqui dar uma dica, se você precisa de um programa para edição, considere dar uma olhada no Kdenlive e no Lightworks, este segundo também usado profissionalmente, o filme “O Lobo de Wallstreet” foi editado com ele por exemplo.

Curiosamente, se alguns softwares populares da Adobe não estão disponíveis para Linux, os mais hardcores da indústria estão, como o Nuke – saiba mais aqui -, o Fusion e o DaVinci Resolve, para as pessoas que querem um compositor poderoso como o Nuke, só que grátis, vale a pena dar uma olhada no Natron, falamos dele aqui, e não podemos esquecer do Blender também.

Houdini – 3D Animation Tools

O Houdini pode ser usado como compositor, programa para animação entre outras funções, mas ele tem um grande destaque em animações 3D e efeitos especiais, a própria Pixar, que liberou o seu RenderMan para Linux usa ele em algumas produções.

Confira agora um exemplo do potencial do Houdini:

Houdini Demo Reel 2015 from Go Procedural on Vimeo.

Quem diria hein? Boa parte do filmes que você assiste foram feitos usando Linux, mais um motivo para dar valor aos sistemas baseados nele.

Download do Houdini

O Houdini é um software pago e sua licença completa pode sair bem salgada, cerca de 5 mil dólares, porém, ele também possui uma licença grátis para aprendizes, basta você fazer esta seleção na hora de instalar.

Você pode acessar a sessão de downloads do software por aqui, ou simplesmente acesse o site oficial clicando neste link. Nele você deverá se logar escolhendo uma das opções disponíveis, podendo ser contas Google ou até mesmo o Facebook, na tela seguinte você deve escolher a sua distribuição.

Houdini Download

Depois de escolhido basta fazer o download, o arquivo baixado tem cerca de 1 GB de tamanho.

Dicas para instalação

A instalação do Houdini no Linux é um pouco complicada, você deve extrair o conteúdo do arquivo que você baixo, dentro dele haverá um arquivo chamado houdini.install que é responsável pela instalação, ele deve ser executado pelo terminal com permissões de administrador.

Houdini Linux

Navegue até a pasta que você extraiu e rode o comando:

sudo ./houdini.install 

Siga as instruções na tela e depois de instalar reinicie o computador, caso contrário o software dará um erro na hora de abrir, não esqueça de marcar a opção de uso não comercial para poder usar o programa sem pagar nada.

Houdini Ubuntu Linux

Agora você já pode fazer o novo Star Wars! Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste