Quem está procurando um alternativa para o Adobe After Effects no Linux acaba de ganhar uma nova opção, além do todo poderoso Nuke, e do open source Natron, além do popular Blender, temos também é o Fusion da Black Magic.
O Fusion é uma das ferramentas mais populares em Hollywood, ele ajudou a fazer diversas obras, filmes e séries que tem renome em vários aspectos, incluindo obviamente, efeitos especiais, que é onde o programa se destaca.
O Fusion possui uma versão grátis para Linux, Windows e Mac e uma versão paga que traz mais funções também. Acho interessante comentar alguns dos filmes e séries em que o Fusion foi utilizado, assim você pode ter uma ideia da qualidade dele, então segue uma pequena listinha:
– 2012 (filme)
– 300
– Avatar
– Captain America: The Winter Soldier
– Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer
– Game of Thrones
– Ghost Rider
– Gravity (filme)
– Hancock (filme)
– Happy Feet
– Harry Potter and the Goblet of Fire
– Harry Potter and the Order of the Phoenix
– Hellboy 2
– Independence Day (1996)
– Iron Man (2008)
– Journey to the Center of the Earth
– King Kong (2005)
– Lost
– Mr. & Mrs. Smith
– Noah (2014)
– Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest
– Prince of Persia: The Sands of Time (filme)
– Prometheus (2012 filme)
– Resident Evil: Apocalypse
– Saw 3D
– Spider-Man 3
– Superman Returns
– Terminator Salvation
– The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader
– The Day After Tomorrow
– The Matrix Reloaded
– The Matrix Revolutions
– The Social Network
– Thor (filme)
– Titanic (1997)
Estes são alguns, entre muitos outros, que fazem parte do grandioso Hall de projetos onde o Fusion teve participação, o programa tem mais de 20 anos de existência e de mercado e é uma plataforma profissional consolidada no ramo de efeitos especiais. A maior parte dos filmes não é finalizada com apenas um programa, então é bom deixar claro que sumariamente, os filmes não usaram “apenas” o Fusion, mas, ele também.
Download e instalação
Como eu comentei, o Fusion tem uma versão grátis e uma paga, nós vamos aprender a instalar a versão grátis, se você precisar da versão paga o valor da licença é de 995 dólares. Vamos para a instalação?
1 – Acesse o site da Black Magic. Clique no botão de download.
2 – Escolha a plataforma.
3 – Informe os seus dados para poder fazer o download.
Depois de completar os dados, clique do botão “Register & Download”
4 – Você vai baixar um arquivo compactado, basta extrair e dentro dele você vai encontrar um arquivo .run, basta dar dois cliques nele e o processo de instalação vai começar com um instalador no estilo Next>>Next>>Finish.
Depois de concluir o processo de instalação, você vai encontrar o programa no menu do seu computador, assim como um atalho para desinstalar o programa também.
Agora é só fazer as suas criações cinematográficas, ganhar muito dinheiro e vir aqui dizer “obrigado” pela gente ter te mostrado esse programa fantástico! 😀😁
Até a próxima!