Dr. Web descobre Trojan para Linux que tira prints da tela e grava áudio

Dr. Web descobre Trojan para Linux que tira prints da tela e grava áudio

A desenvolvedora de software russa Dr. Web descobriu um novo trojan para Linux que teria a capacidade de tirar “prints screens” e também a capacidade de gravar áudio.

Com o aumento da popularidade do Linux é natural que as ameaças também aumentem e apesar delas não durarem muito tempo, como no caso recente do bug no Kernel Linux, é bom fincar de olho.

O Linux.Ekocms é o nome do trojan que supostamente tira uma foto do seu desktop a cada 30 segundos, essa imagens seriam armazenadas nas seguintes pastas:

$HOME/$DATA/.mozilla/firefox/profiled

$HOME/$DATA/.dropbox/DropboxCache

Você pode fazer uma verificação manual nestas pastas para saber se está infectado, o pessoal do Dr. Web nos informa que as imagens são enviadas através de um proxy para um computador remoto e que as imagens são criptografadas antes de serem enviadas, eles detectaram também a presença de um código que seria capaz de gravar áudio do computador também porém não presenciaram a execução dessa funcionalidade nenhuma vez durantes os testes. 

O Detalhe…

Ok, todo trojan que for descoberto deve ser levado em consideração, avaliado e controlado para evitar problemas, porém, a empresa russa não informa COMO se pega este vírus, qual seu método de infecção ou qualquer coisa do tipo. Isso faz com que a informação pareça mais uma motivação para as pessoas temerem algo e comprarem soluções de antivírus ou algo do tipo.

De qualquer forma, é sempre bom manter a sua distribuição Linux atualizada.

Fonte


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
7 novidades que deverão chegar com o Linux Mint 18.1
Continue lendo

7 novidades que deverão chegar com o Linux Mint 18.1

O Linux Mint 18 está perto de receber a sua primeira atualização dentro do ciclo da versão 18, esta versão promete algumas novidades interessantes para os usuários. Seguindo o roadmap da distro, vamos listar algumas das principais novidades que podemos esperar para versão 18.1 do Linux Mint.
Correção em falha de processadores Intel pode acabar reduzindo o desempenho do CPU em até 30%
Continue lendo

Correção em falha de processadores Intel pode acabar reduzindo o desempenho do CPU em até 30%

O ano mal começou e a Intel já está tendo problemas de segurança com seus processadores. Os processadores Intel, tanto x86 quanto x64, fabricados nos últimos 10 anos podem ter seu desempenho fortemente afetado devido a necessidade de uma atualização a nível de kernel dos sistemas operacionais, sejam eles Windows, macOS ou Linux.