Sistemas operacionais

As mais populares distribuições para servidores em 2021 

Existem diversos sistemas operacionais baseados em Linux por aí e isso pode deixar um iniciante no universo do pinguim um tanto perdido.

Porém, no momento em que se começa a entender que cada distribuição Linux atende a um determinado propósito, fica mais fácil escolhermos a que melhor atenderá o nosso. 

Está a procura de distribuições para servidores?

Se você está em busca de sistemas operacionais Linux voltados a servidores, faremos aqui uma lista com as mais populares distribuições voltadas a esse propósito de 2021, as quais são utilizadas por várias empresas e indústrias mundo afora.

pexels christina morillo 1181316

Ubuntu Server

Mantido pela Canonical, o Ubuntu Server é a mais usada entre as distribuições para servidores atualmente, estando presente em quase 35% dos servidores Linux em atividade na internet, segundo um levantamento feito pela w3techs.

O Ubuntu Server é um sistema bastante versátil, fazendo dele uma excelente opção para a maioria dos servidores. Além disso, o sistema possui versões com longo tempo de suporte (LTS), o que o torna ótimo para tarefas de longo prazo.

O Ubuntu também possui uma versão desktop bastante popular, então vale ressaltar que aqui estamos nos referindo especificamente a versão “server” do Ubuntu, que é voltada a servidores, não possuindo uma interface gráfica por padrão.

Debian

Conhecido como “o rei da estabilidade”, o Debian é uma alternativa interessante para quem quer utilizar um sistema parecido com o Ubuntu, porém, que não seja mantido por uma empresa convencional e sim por uma comunidade de desenvolvedores bastante engajada.

Assim como o Ubuntu, o Debian também é uma distribuição bem versátil e com suporte a longo prazo, fazendo dela uma excelente distribuição para qualquer tipo de servidor.

Alpine Linux

A próxima distribuição Linux da lista, é o Alpine Linux. Trata-se de uma distribuição que geralmente é utilizada como firewall ou servidor de telefonia, mas nada a impede de receber praticamente qualquer outra aplicação voltada a servidor.

O Alpine é uma distribuição reconhecida pela sua segurança e, principalmente, pela sua leveza. Diferente da maior parte das distribuições para servidores tradicionais, o Alpine utiliza a biblioteca musl no lugar da glibc como biblioteca C e o busybox no lugar do bash como interpretador de comandos no terminal, o que a distância um pouco do projeto GNU.

SUSE (SLES) ou openSUSE

Assim como o Debian e o Ubuntu, o openSUSE é uma versão mantida pela comunidade, enquanto o SUSE Linux Enterprise Server (SLES) é mantido pela empresa de nome SUSE.

A SUSE é bastante popular na Europa e nos Estados Unidos e, assim como a Canonical, possui toda uma infraestrutura de suporte ao cliente, podendo chegar a surpreendentes 13 anos de suporte em sua versão “enterprise”.

Além disso, o SUSE conta com uma ótima ferramenta para fazer configurações no seu servidor chamada YaST.

Red Hat Enterprise Linux

Quando o assunto são distribuições para servidores, é claro que o Red Hat Enterprise Linux não poderia ficar de fora. Desenvolvido por uma das maiores empresas do segmento, a Red Hat (atualmente controlada pela IBM), o Red Hat Enterprise Linux é, sem dúvidas, uma das maiores distribuições Linux do mundo.

O Red Hat Enterprise Linux é um sistema operacional pago, que possui, geralmente, suporte de 10 anos e um modelo de assinatura que permite estender o tempo de suporte, o que faz da distribuição uma ótima alternativa para projetos de longo prazo que precisem de suporte ativo.

CentOS

Fechando a nossa lista temos o CentOS. Trata-se de uma distro da comunidade, tendo financiamento da Red Hat em alguns termos.

O CentOS é uma distribuição gratuita que acompanha o desenvolvimento do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), posicionada como um intermediário entre o Fedora Linux e o RHEL. Para qualquer pessoa interessada em participar e colaborar com o ecossistema RHEL.

Rocky Linux

O Rocky Linux entra na nossa lista como uma menção honrosa. Sendo uma distribuição linux voltada a servidores, desenvolvida pela comunidade e baseada no Red Hat Enterprise Linux, o Rocky Linux é super estável, projetado para ser 100% compatível com o Red Hat Enterprise Linux, o que faz do sistema um excelente substituto do CentOS.

Essa é a nossa lista com as distribuições para servidores que mais se destacaram no ano de 2021. A lista não segue uma ordem de popularidade específica.

E você, qual distro está utilizando nos seus servidores?
Um abraço, pessoal. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Sistemas operacionaisVídeo

Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

VídeoSistemas operacionais

Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)

VídeoSistemas operacionais

Steam OS, um sistema operacional controverso