GamesSistemas operacionaisTutoriais

Como rodar o Mortal Kombat 9 no Linux pelo WINE

Aprenda a fazer o melhor jogo de luta da nova geração rodar no seu Linux

Mortal Kombat é um dos meus games favoritos e poder rodar ele no Linux é algo realmente ótimo para mim e por isso gostaria de compartilhar o conhecimento sobre algumas configurações que são necessárias para rodar o jogo.

Para mim rodar certos games no Wine é uma arte tão grande quanto esse pessoal que faz overclock em processadores e placas de vídeo, é quase uma ciência, o maior problema disso é que jogar jogos pelo Wine acaba sendo complicado para algumas pessoas que não tem tanto conhecimento sobre o programa e especialmente sobre o Windows, sim para rodar jogos no Linux pelo Wine é muito interessante que você entenda como o Windows funciona.

Para quem gosta de acompanhar o nosso canal no YouTube logo deve sair um vídeo por lá falando sobre o WINE  e a “ciência” de rodar programas por ele, mas por hora vamos nos concentrar no MK9.

Primeiro de tudo obviamente você precisa do game, na Steam ele está por volta de R$ 40,00 e no modo DVD também está mais ou menos este preço em lojas online como a Saraiva. A versão que usei para fazer o teste gameplay que está no final deste artigo foi a versão de DVD.

Apesar do objetivo ser rodar o MK9 a dica vai ajudar a rodar muitos outros games, é interessante ter a última versão do Wine instalada e para isso você deve adicionar o PPA do projeto, por isso acesse este link onde escrevemos um artigo descrevendo como fazer isso.

É interessante usar o PlayOnLinux para fazer certos trabalhos mas vamos nos deter ao Wine, pretendo explicar todos os conceitos sobre a emulação de programas Windows em um vídeo futuro, assim como ajudar a solucionar possíveis bugs.

Ajustando o Wine para o Mortal Kombat 9

Precisamos instalar alguns componentes para deixar o Wine adequado, para isso vamos nos utilizar do Winetricks, procure por ele no menu do Ubuntu ou da sua distro, caso não encontre rode o comando “winetricks” no terminal.

Nele você deve selecionar para instalação alguns componentes, quando o Winetricks abrir siga esta sequência de seleção.

Select the Default wineprefix >> Install a Windows DLL or Component 

E marque todos estes componentes, a maioria não é essencialmente necessário para instalar o MK9 mas isso vai aumentar a compatibilidade com a maioria dos games:

YMLSQJdbZy0soTZ872qAe65lWo3Wtri ks8OojtxtkGkwlo6J7v40jTdwsVj jSeRfHfOjgApry3NENrNPr K18XzksfMWqeYKXtSC3LA03 20rVhcsK6CCVThi2NwUIL6BtoQuf
7PkAVvz8Ub 2liuKLScar1wRMnvk8Z0
uv5NwpOy8Ua ZOLujJMbrxjT2LPK4gc7 qtXjt TPJ0AQpWm5qaX1zGg xd84uPNTfTtJTnKbmZ2wy8yIFUCykOFnEws8C 068ko14Q9Grtrr2n9E1l5HwzIkGmNAxAlqOI sN
5kWYJP3BdbhHe9SMb7tAkbkXRLHB1zcOR5YEa34bmWIqxlrC9yp0tUrDB9VlnbugyAfebD9nBnUZSIm6pGEHmjaHul9XkLxoHOinCIqBfB UjAMoEUKUAfQPQZZG8cQKg oOS4IA

A parte dos “d3dx…” é opcional afinal no próximo passo nos instalaremos o DirectX10 com o full installer.

Depois de marcar tudo isso de um singelo “ok” para confirmar a instalação, agora basta esperar o Winetricks trabalhar, o download pode demorar um bocado dependendo da sua conexão.

Agora vamos baixar algo que eu acho de “Kit Wine Diolinux”, é um pacote que contém os instaladores offline do DX10, do NeTFramework 4.5 e do PhysX para quem tem placas Nvidia.

Baixe o arquivo do MediaFire [200 MB]

Agora você deve instalar os dois programas, instale somente o PhysX se você tiver uma placa da Nvidia, depois disso é só instalar o jogo normalmente.

Espero que o tutorial tenha te ajudado, até a próxima!

Gameplay de Mortal Kombat Complete Edition no Linux

Quer continuar por dentro de tudo o que acontece por aqui?

Então curta nossa página no FACEBOOK, siga o blog no TWITTER  – Siga também nossos escritores 

@dionatanvs +Dionatan Simioni + Elian Medeiros 

Baixe o APP do Diolinux para o seu Smartphone

Se você tiver alguma dúvida procure um de nossos grupos de discussão no Facebook:

Usuários Linux – RS    Android World Brasil   

Canais no YouTube

Diolinux   Strondus Games  

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Tutoriais

    Adeus Hamachi! Testamos a rede meshnet da NordVPN 

    Tutoriais

    Como instalar Debian Unstable (Sid)

    VídeoTutoriais

    Quanto Linux pesa? Linux quanto custa?