O Arch Linux agora pode ser rodado no novo Raspberry Pi 4, a versão renovada do projeto, que contéḿ um processador Quad-Core 1.5GHz 64-bit ARM Cortex-A72 CPU, com até 4GB RAM, e placas on-board dual-band 802.11 b/g/n/ac Wi-Fi e Bluetooth 5.0 (BLE), através do projeto RaspArch, além da versão tradicional para processadores ARM.    

A distro RaspArch, com a Build 190809, está pronta para download com suporte para a nova versão do Raspberry Pi. A indústria aponta que uma das “feature killers” da nova versão da placa é o suporte para 4K, com duas portas HDMI, tornando ele ainda mais interessante para projetos que envolvam gráficos.  

O RaspArch é, na verdade, uma remasterização do “Arch Linux ARM”, o arquivo original tem cerca de 250 MB de tamanho, mas o RaspArc traz ferramentas por padrão, como o ambiente gráfico LXDE, Pulse Audio, Firefox, GIMP, etc; o que faz a instalação em si crescer um pouco mais. O Kernel Linux está na versão 4.19.  

Apesar de se tratar um Arch Linux, o projeto foca em trazer experiência out-of-the-box, com várias coisas disponíveis na própria ISO e facilitar a instalação. A ISO de instalação é completamente grátis e open source.  

Você gosta do Raspberry? Converse com outros apaixonados por tecnologia no nosso fórum.  

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
archinstall
Continue lendo

Archinstall recebe melhorias e fica mais amigável

O script de instalação guiada/automatizada do Arch Linux, o archinstall, recebeu recentemente duas atualizações pontuais em sua versão 2.4 trazendo algumas melhorias e correções de bugs.