reviews

Review: Keychron K3V2 é pequeno no tamanho e gigante na qualidade

Como uma pessoa que passa a maior parte do dia digitando, o teclado é uma das peças mais importantes do meu setup. 

Até pouco tempo atrás, o meu teclado era o Logitech G613, um dos poucos teclados mecânicos e sem fio disponíveis no Brasil na época que eu comprei.

Apesar de não ser um teclado ruim, eu estava começando a me incomodar com o tamanho exagerado dele, teclas muito altas, e os botões de macro que ficavam em uma posição desconfortável, e nunca consegui utilizar plenamente.

Depois de muita pesquisa, decidi tomar um rumo completamente diferente, adquirindo o Keychron K3V2.

O que vem na caixa

A primeira boa impressão acontece assim que você recebe a encomenda, o Keychron K3V2 vem em uma caixa visualmente muito bonita, com um material de ótima qualidade, garantindo que o produto não seja danificado durante o transporte.

Na embalagem, além do próprio teclado, é possível encontrar alguns acessórios:

  • Um cabo USB-C de nylon trançado preto com aspecto premium;
  • Ferramentas para remoção das keycaps e switches;
  • Manual que ensina algumas das funcionalidades do aparelho;
  • Keycaps extras.

Por padrão, o teclado possui o layout do macOS, além da tecla Esc na cor laranja, mas a empresa inclui na caixa do produto as keycaps do layout de Windows, além de uma tecla Esc extra na cor preta, para quem prefere um aspecto mais discreto.

Layout

Diferentemente do meu teclado anterior, o K3V2 tem um aspecto bem compacto. Ele é considerado um teclado low-profile, sendo que a parte mais alta do teclado possui 22mm. Para fins de comparação, ele tem a mesma altura de uma moeda de 50 centavos.

Além disso, ele possui um layout 75%, considerada uma versão mais compacta do tenkeyless, nome dado para os teclados que não possuem o teclado numérico na direita. Por conta disso, o posicionamento de algumas teclas pode ser um pouco não-convencional.

As teclas seguem o padrão ANSI, o que pode ser um pouco estranho para quem está acostumado com o layout ABNT2.

Keychron K3V2
O Keychron K3V2 é um teclado bem compacto (Reprodução: Raul Craveiro/Diolinux)

Ao migrar de um teclado com layout diferente, é possível que você leve alguns dias para treinar a memória muscular com o novo posicionamento das teclas.

A única coisa que realmente me incomoda no layout do teclado é o posicionamento de duas teclas: iluminação e delete. No K3V2, a tecla de iluminação fica no canto superior direito, enquanto o delete fica logo à esquerda.

Tecla de iluminação do Keychron K3V2
O posicionamento da tecla de iluminação poderia ser melhor… (Reprodução: Raul Craveiro/Diolinux)

Uma solução muito mais inteligente seria invertê-las, já que a tecla delete é muito mais utilizada e posicionar ela na extremidade do teclado facilitaria o acesso sem precisar olhar o tempo todo.

Funcionalidades do Keychron K3V2

Uma das funcionalidades do Keychron K3V2 é a possibilidade de utilizar o teclado via cabo. Apesar de parecer estranho querer utilizar fios em um teclado wireless, existem algumas situações onde isso pode ser interessante:

  • A bateria está acabando e você não pode parar para esperar carregar um pouco;
  • Você precisa utilizar em algum dispositivo que não conta com suporte para bluetooth;
  • Você quer jogar algum game competitivo e precisa de um tempo de resposta baixíssimo;

Para isso, o teclado conta com uma chave na lateral onde é possível mudar para o modo bluetooth, cabo ou desligar o dispositivo.

Nos modelos hot-swappable, é possível trocar o switch de cada tecla individualmente. Isso 

é ótimo para garantir uma maior longevidade ao dispositivo, já que não é preciso trocar todo o aparelho caso apenas uma tecla apresente problemas.

Keychron K3V2 hot-swappable
Keychron K3V2 hot-swappable (Reprodução: Keychron)

Uma funcionalidade que os aparelhos sem fio da Keychron possuem é o Auto Sleep Mode: se o teclado ficar inativo por mais de 10 minutos, ele automaticamente é desconectado e entra em um modo de suspensão para economizar energia.

Apesar de ser uma ótima funcionalidade, acabou me incomodando bastante, pois, quando estava assistindo séries, o teclado desconectava e para pausar o vídeo era necessário esperar em torno de 2/3 segundos até o aparelho reconectar.

Por sorte, é bem simples desativar a funcionalidade: basta apertar fn+s+o por 3 segundos. Caso queira reativar no futuro, é só realizar o mesmo comando novamente.

Compatibilidade

Oficialmente, o Keychron K3V2 possui suporte para Windows, macOS, Android e iOS. Os meus testes foram realizados no macOS e todos os atalhos funcionam perfeitamente, além das teclas de função.

Apesar de não contar com suporte oficial para o Linux, a própria Keychron indica que os usuários do sistema participem de um grupo do Facebook chamado “Keychron Linux User Group“, onde existem quase 5 mil membros que podem te ajudar em algum problema que você tenha com o teclado no sistema do pinguim.

O próprio Dionatan já utilizou um teclado da Keychron e relatou o procedimento que fez para que o teclado funcionasse perfeitamente. Você pode ver este vídeo lá no YouTube:

Autonomia da bateria do K3V2 

O Keychron K3V2 conta com uma bateria de 1550mAh, nos meus testes ela dura em torno de 5 dias de uso intenso, com o LED ativado e o Auto Sleep Mode desligado.

Apesar de ser um ótimo tempo de bateria, é um downgrade comparado com o meu dispositivo anterior, que por usar pilha durava algo próximo a 6 meses.

Vale a pena?

Para os usuários que assim como eu, passam o dia digitando e estão dispostos a pagar um pouco mais por um teclado mecânico sem fio e de layout reduzido, sem dúvida o Keychron K3V2 é uma ótima opção.

Apesar da Keychron não estar disponível oficialmente no Brasil, é possível adquirir os aparelhos da empresa através da loja oficial no Aliexpress.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!