WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug
Notícias

WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

Um dos grandes lançamentos no mundo web que esperávamos para esta semana, era o WordPress 6.5, mas uma das suas principais novidades contém um bug que quebra a proposta do criador de sites, obrigando os desenvolvedores atrasarem a atualização para conseguir corrigir.

WordPress 6.5 consoante à lei europeia

Em nossa matéria sobre as novidades do WordPress 6.5, um dos destaques, é o editor de fontes, que consegue baixar tipografias do Google Fonts, além de fazer upload diretamente do computador, permitindo criar páginas com diferentes tipos de fontes em cada bloco. Para se adequar à GDPR, regulação europeia de proteção de dados, todas as fontes do Google Fonts devem ser baixadas diretamente entre os arquivos do WordPress, evitando o acesso do servidor do Google ao endereço de IP do site.

As fontes seriam armazenadas na pasta /wp-content/fonts/, entretanto, esta localização causa erros em alguns sistemas de arquivos, impedindo o armazenamento das fontes. Nestes casos, o dono do site precisaria instalar o plugin Fonts to Uploads para conseguir utilizar a novidade.

Solucionando o problema

Este problema causou grande oposição na comunidade do WordPress, pois desvia da filosofia de permitir a maioria dos sites aproveitar do potencial da aplicação sem precisar necessariamente de ferramentas de terceiros.

Segundo o anúncio oficial do adiamento do WordPress 6.5: “Baseados no retorno da comunidade sobre o WordPress 6.5 (…), alteramos o calendário de lançamento para fazer uma correção final na Biblioteca de Fontes. O lançamento será atrasado em uma semana e agora foi agendado para terça-feira, 2 de abril de 2024”.

Basicamente, a pasta onde as fontes serão armazenadas passa a ser a wp-content/uploads/fonts. Ainda assim, parte da comunidade não ficou contente com a mudança, pois as fontes baixadas serão armazenadas numa pasta chamada “uploads”, quando semanticamente o mais adequado, seria na pasta “downloads”, similar ao que já acontece com os temas e plugins. Isso pode tornar o uso da plataforma mais confuso, parecendo, para algumas pessoas, com algum tipo de gambiarra. 

Fique por dentro das principais novidades da semana no mundo da tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!