Windows 11 aumenta exigências e tem problemas com Dual Boot
Notícias

Windows 11 aumenta exigências e tem problemas com Dual Boot

As recentes atualizações do Windows 11 têm gerado debates entre a comunidade. Desde questões relacionadas à compatibilidade com o dual boot com Linux, até novas funcionalidades que prometem melhorar a experiência do usuário, a Microsoft está empenhada em moldar o futuro do Windows 11. 

Problemas de dual boot com Linux após atualizações

Segundo relatos de usuários, após realizarem a atualização de agosto de 2024 do Windows 11, sofreram com falhas no boot de sistemas Linux que utilizam o Secure Boot. A causa do problema é a decisão da Microsoft de aplicar uma atualização Secure Boot Advanced Targeting (SBAT) que bloqueia carregadores de inicialização Linux não atualizados contra a vulnerabilidade CVE-2022-2601 no GRUB2.

A Microsoft justificou essa decisão alegando que a vulnerabilidade presente no GRUB2 poderia impactar a segurança do Windows. No entanto, a empresa afirmou que a atualização SBAT não deveria afetar sistemas em dual boot. Contudo, muitos usuários de distribuições como Ubuntu, Linux Mint, e Zorin OS relataram problemas graves após a atualização, incluindo a falha completa do boot e até mesmo o desligamento imediato dos dispositivos.

Atualmente, a única solução aparente para os afetados é desativar o Secure Boot, reinstalar a distribuição Linux em sua versão mais recente e só depois reativar o Secure Boot.

Suporte a 2 TB e melhorias no modo de energia

Em contraste com os problemas, o Windows 11 Build 27686 trouxe algumas melhorias notáveis, principalmente no que diz respeito ao suporte de armazenamento e à gestão de energia. Uma das novidades mais interessantes é o suporte a dispositivos FAT32 com até 2 TB, algo que pode ser particularmente útil para usuários que lidam com grandes quantidades de dados em dispositivos de armazenamento externo.

Além disso, a atualização também melhorou o Windows Sandbox e introduziu modos de energia distintos para quando o dispositivo está conectado à tomada e quando está funcionando apenas com a bateria. Anteriormente, o Windows ajustava automaticamente algumas configurações de energia, mas mantinha o mesmo modo de energia nos dois estados. Agora, os usuários podem optar por desempenho máximo quando o dispositivo está conectado à tomada, alternando automaticamente para um modo de economia de energia quando está utilizando a bateria.

O fim dos truques para instalar o Windows 11 em PCs sem TPM 2.0?

Por fim, uma mudança que pode afetar um número significativo de usuários que querem instalar o Windows 11 em dispositivos sem suporte oficial para TPM 2.0. Desde o lançamento do Windows 11, vários truques foram descobertos para contornar a exigência do TPM 2.0, permitindo que o sistema fosse instalado em máquinas mais antigas. Um dos mais comuns envolvia enganar o instalador do Windows, fazendo-o acreditar que uma versão de servidor do sistema estava sendo instalada.

No entanto, parece que essa brecha pode estar com os dias contados. A compilação 27686 do Windows 11, parte do programa Windows Insider, está bloqueando esse truque, sinalizando que a Microsoft pode estar se preparando para eliminar essa brecha de vez. Embora as versões de teste ainda permitam o uso do truque, há uma possibilidade real de que o bloqueio seja implementado na versão final da atualização 24H2 ou, no mais tardar, no pacote 25H1, previsto para 2025.

Se esse bloqueio for realmente implementado, os usuários que desejarem instalar o Windows 11 em máquinas sem TPM 2.0 terão que procurar outras abordagens, como usar imagens anteriores do sistema operacional e atualizar para as novas versões apenas após a primeira instalação.

A Microsoft continua a evoluir seu sistema operacional com foco tanto na segurança quanto na experiência do usuário. No entanto, essas mudanças também trazem desafios, especialmente para aqueles que dependem de configurações específicas, como o dual boot com Linux ou o uso do Windows 11 em máquinas mais antigas.

Desagradados por tantas exigências pela Microsoft, muitos usuários vem buscando alternativas, descobrindo assim, o Linux. Será que o Linux está pronto para conquistar o coração de muito mais pessoas ou segue sendo um sistema operacional de nicho? Confira nossa análise no Diocast!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!