O Google está desenvolvendo uma nova funcionalidade para o navegador Chrome que permitirá aos proprietários de sites receber pequenos pagamentos como gorjetas ou recompensas dos usuários enquanto interagem com seu conteúdo, podendo revolucionar a monetização de sites. Esta informação foi descoberta pelo portal Bleeping Computer em um documento interno do Google, revelando um possível avanço significativo na monetização de conteúdo na web.
Uma nova forma de monetização de sites
Segundo o documento, “Ela oferece uma maneira para criadores de conteúdo e proprietários de sites serem compensados por seu trabalho sem depender exclusivamente de anúncios ou assinaturas”. A implementação do Web Monetization será simples e poderá ser adicionada a qualquer página web usando um elemento HTML específico:
<link rel="monetization" href="https://example.com/pay">.
Esta tag declara ao navegador que o site suporta monetização web e especifica o meio de pagamento que deve ser usado.
Ops, paguei
A tecnologia de Web Monetization oferece dois modos de funcionamento: pagamentos pequenos e sem interação do usuário. Isto significa que os usuários estão pagando ou dando gorjetas pelo conteúdo enquanto o consomem, criando uma experiência contínua e sem interrupções.
Com a Web Monetization, os proprietários de sites podem expressar seu interesse em receber pagamentos, enquanto o visitante mantém controle total sobre quanto e quando um pagamento é feito. Como os pagamentos acontecem automaticamente, sem interação do usuário, cria-se uma experiência fluida onde aqueles que desejam apoiar um site podem fazê-lo enquanto consomem o conteúdo.
Atualmente, a Web Monetization ainda está em desenvolvimento e não é um padrão W3C (World Wide Web Consortium), mas está sendo desenvolvida pelo Web Platform Incubator Community Group. O objetivo é coletar feedback da comunidade web e eventualmente seguir o caminho dos padrões do W3C. Isso significa que, embora a tecnologia ainda esteja em seus estágios iniciais, há um plano claro para sua evolução e padronização.
Blogs em alta novamente?
Se ocorrer a introdução da Web Monetization no Google Chrome, tem o potencial de transformar a maneira como os sites geram receita. Para muitos criadores de conteúdo e proprietários de sites, depender exclusivamente de publicidade pode ser desafiador, especialmente com o aumento do uso de bloqueadores de anúncios. Assinaturas, por outro lado, podem ser uma barreira para muitos usuários que preferem acesso gratuito ao conteúdo.
A Web Monetization oferece uma alternativa viável, permitindo que os usuários façam pequenos pagamentos de forma automática enquanto consomem conteúdo. Isso pode incentivar mais usuários a apoiar seus sites favoritos, já que o processo é descomplicado e não requer ações adicionais. Além disso, essa forma de monetização pode ajudar a criar uma internet mais sustentável, onde os criadores de conteúdo são compensados de maneira justa por seu trabalho.Fique por dentro das principais notícias da semana no mundo da tecnologia e do open source, assine nossa newsletter!