Notícias

Valve libera o código do SDK do Steam Link no GitHub

O Steam Link é um componente interessante apesar de não ser muito comentado, ele pode ser uma ponte entre o seu computador gamer e sua TV para que você possa fazer streaming do seu quarto ou escritório para a sua sala por exemplo e jogar sentadão no seu sofá! A ideia é boa, mas ainda não emplacou, e para ajudar a tornar o Steam Link mais útil a Valve liberou o código do Kit de desenvolvimento para o hardware no Git.

O Steam Link é um hardware que tira proveito de uma função que já existe na Steam para computadores. Se você tem dois computadores logados com a mesma conta na mesma rede (na sua casa por exemplo) você pode fazer streaming de um para o outro através do cliente desktop Steam. 

A ideia por trás do Steam Link é justamente substituir a necessidade do segundo PC, o hardware ainda não é vendido no Brasil (até onde eu saiba pelo menos) e fora daqui ele custa cerca de “50 doletas”, um preço razoável. Ele permite que você faça streaming de um computador que está no seu escritório por exemplo para a sua TV na sala, basta plugar o Steam Link nela, a ideia é que você use o Steam Controller também para completar a experiência.

Atualmente a funcionalidade do aparelho se resume a isso que eu comentei, ressaltando que para uma melhor qualidade de streaming o ideal é que você tenha a sua rede cabeada, pelo menos entre os dispositivos (PC e Steam Link), porém, essa funcionalidade até certo ponto limitada faz com que ele não seja algo extremamente desejável pelas pessoas. O que pode mudar com a criação de aplicações para ele, não é verdade?

Pensando nisso a Valve liberou no GitHub o SDK do Steam Link para que possam ser criadas novas funcionalidades para ele, quem sabe um aplicativo Netflix por exemplo poderia justificar um pouco mais a compra de um hardware deste tipo.

A Valve informa que o Steam Link possui um firmware baseado no Linux 3.8 e glibc 2.19, adicionalmente eles comentam que o dispositivo suporta as tecnologias OpenGL ES 2.0, Qt 5.4 e

SDL 2.0.

– Steam Link no GitHub

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!