Ubuntu Tweak será descontinuado

Ubuntu Tweak será descontinuado

Uma notícia ruim para quem gosta do popular software de personalização do Ubuntu, o Ubuntu Tweak. O desenvolvedor da aplicação anunciou que não pretende dar continuidade ao projeto.

O desenvolvedor da aplicação, Tualatrix Chou, anunciou que não pretende mais dar continuidade para o projeto Ubuntu Tweak. Ele tinha parado há alguns anos atrás também, mas como a comunidade Ubuntu pediu muito para que ele continuasse ele manteve o projeto ativo até agora.

Por conta de falta de tempo e também de interesse por parte do desenvolvedor o projeto está parando, o site oficial já está fora do ar e possivelmente os repositórios também estarão em breve. De fato, o Ubuntu não recebia uma grande atualização desde o Ubuntu 11.10, lá de 2011, os ajustes feitos apenas efetivavam a compatibilidade com as versões mais novas.

Felizmente não dependemos do Ubuntu Tweak, ainda que ele seja excelente, para configurar a aparência e comportamento do sistema, para isso temos o Unity Tweak Tool ou até mesmo o Unsettings, mas o Ubuntu Tweak ainda tinha algumas características que estes não tem, como por exemplo a ferramenta para fazer limpeza no sistema. Neste caso você pode usar uma outra ferramenta chamada Bleachbit.

Como o código do Ubuntu Tweak é aberto e está disponível no GitHub, pode ser que alguém interessado continue a desenvolvê-lo, o que seria algo muito bom, mas por hora o anúncio oficial é: O Ubuntu Tweak acabou.

E aí, o que você achou da notícia? Vai sentir falta do Ubuntu Tweak?


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Guia de pós-instalação: Deixando o Ubuntu 14.04 LTS perfeito para o seu uso diário
Continue lendo

Guia de pós-instalação: Deixando o Ubuntu 14.04 LTS perfeito para o seu uso diário

Depois de ter baixado o Ubuntu e instalado, agora é hora de deixar ele pronto para funcionar, mas antes de continuarmos gostaríamos de sugerir a leitura do artigo "5 Coisas que você precisa saber antes de instalar o Ubuntu", e igualmente também o artigo de lançamento do Ubuntu 14.04 LTS, nele você encontra um vídeo mostrando as principais novidades do sistema.
Canonical entra para o conselho da GNOME Foundation
Continue lendo

Canonical entra para o conselho da GNOME Foundation

Agora que o Ubuntu voltou a usar o desktop "full GNOME", nas palavras de Mark Shuttleworth, criador da empresa por trás do sistema, a Canonical tem um maior interessante em se integrar a comunidade de forma mais ativa, assim como outras companhias, agora eles fazem parte do "GNOME Foundation Advisory Board".