Ubuntu 24.04 terá ajuste para aumentar a compatibilidade com jogos
Notícias

Ubuntu 24.04 terá ajuste para aumentar a compatibilidade com jogos

Apesar dos esforços da Canonical em criar uma versão do Steam empacotado em Snap, o Ubuntu não é considerado a primeira opção para muitas pessoas que querem uma distro Linux para jogos. Certos títulos que funcionam em outras distros não funcionam no Ubuntu e isso se dá, geralmente, por um pequeno ajuste que poderia vir por padrão no sistema, mas a Canonical tem deixado para o usuário. Mas com o Ubuntu 24.04 isso vai mudar.

Para evitar problemas de estouro de pilha, que podem paralisar completamente o computador e ainda ser uma fonte de vazamento de dados, as distros Linux limitam a quantidade de memória virtual que pode ser mapeada por cada processo. Entretanto, conforme a capacidade dos computadores e a exigência dos softwares aumentam, o valor desse limite precisa crescer.

As presentes versões do Ubuntu limitam o valor do mapeamento de memória por processo no valor 65530, o mesmo mantido por distros mais conservadoras, como o RHEL. Entretanto, para jogos, como o Hogwarts Legacy, Payday 2, Counter-Strike 2, DayZ, e Star Citizen, este valor é insuficiente. Não apenas jogos, aplicativos que processam muitos dados, como o Elastic, também precisam de mais memória virtual disponível para processos individuais.

Segundo apurado pelo portal OMGUbuntu, para resolver essa demanda, o Ubuntu 24.04 virá, por padrão, com o vm_max_map_count ajustado para o valor 1048576, o mesmo adotado pelo Fedora e pelo Pop!_OS. Ainda assim, essa quantidade pode ser insuficiente, dependendo do jogo e do aplicativo. Sendo assim, veja como ajustar o mapeamento de memória por processo em qualquer distro Linux:

  1. Acesse o arquivo /etc/sysctl.conf com qualquer editor de textos, como o Gedit;
  2. Encontre a linha vm.max_map_count e adicione o valor desejado a ela, por exemplo, vm.max_map_count=262144. Se não existir essa linha, adicione-a. Salve a modificação;
  3. Execute o seguinte comando no terminal com permissão de administrador: sysctl -p, ele recarregará a configuração para o novo valor.

Para a segurança dos seus dados e estabilidade do computador, evite valores muito grandes, para usos pontuais, pode ser bom reverter ao valor anterior quando terminar.

O Ubuntu 24.04 será uma versão LTS, ou seja, terá suporte a atualizações pela Canonical por muito tempo, sendo uma boa distro para quem não gosta de precisar trocar de versão do sistema operacional a cada lançamento. Ela também deverá ser a base de muitas outras distros, como o Linux Mint, Zorin OS e Pop!_OS. Entenda como funciona o ciclo de lançamentos do Ubuntu!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!