Lançado em julho de 2023 para concorrer com o Twitter (X), o Threads, nova rede social da Meta, chegou claramente incompleto, faltando ferramentas que vêm sendo implementadas desde então. Uma das mais importantes, sua API, se encontra em testes e deve ficar pronta ainda neste ano.
API é uma sigla que, em português, significa Interface de programação de aplicações, é um conjunto de serviços ou funções implementadas num software para outros desenvolvedores conseguirem criar automatizações e plugins que ampliam as funcionalidades.
A API do Threads deve ficar disponível ao público até o fim de junho de 2024, permitindo outros aplicativos se autenticar, publicar e buscar conteúdo na rede social. Ele deve facilitar, por exemplo, que um site de notícias que utiliza alguma ferramenta como o WordPress, publique automaticamente suas postagens no Threads.
Atualmente, a novidade está em teste com parceiros selecionados, incluindo o Hootsuite, Sprout Social, e o Techmeme. A primeira postagem utilizando a API ocorreu em 1º de março, demonstrando que já está funcionando.
Não sabemos exatamente como a API funcionará, se ela será gratuita, nem como ficará disponível. Será que, a rede que deseja integrar o Fediverso vai seguir um caminho semelhante ao Reddit?