Speedometer 3.0 e lancado em parceria entre os principais navegadores 0
Notícias

Speedometer 3.0 chega em parceria entre os principais navegadores

Durante o desenvolvimento de software, uma etapa essencial é o controle de qualidade, com benchmarks que ajudam os desenvolvedores a mensurar o desempenho de sua criação e se orientar sobre onde devem focar em otimizar. Com o lançamento do Speedometer 3.0, ele se torna um teste ainda mais preciso para saber como os navegadores lidam com a internet atual.

A nova edição do Speedometer é a primeira ferramenta de benchmark feita numa parceria entre os criadores dos principais motores de navegação do mercado, Google, Apple e Mozilla, com o Blink, WebKit e Gecko, respectivamente. A Microsoft também teve participação no projeto, mesmo que seu navegador, Edge, utilize a mesma base do Chrome. Comparativamente, a primeira edição do teste, lançada em 2014, foi criada apenas pela equipe do WebKit, da Apple.

Construído com base em consenso, o código-fonte do Speedometer 3.0 é mantido num repositório compartilhado, aberto para contribuição. Ele adiciona vários novos testes, refletindo as tecnologias mais disseminadas da internet atualmente. Dentre suas novidades, temos:

  • Simulação de renderização de gráficos SVG, utilizando as tecnologias React Stockcharts, Chart.js, Perf Dashboard, e Observable Plot;
  • Edição de código-fonte, com a tecnologia CodeMirror;
  • Edição de texto WYSIWYG com o TipTap;
  • Leitura de sites de notícia com Next.js e Nuxt.js.

O teste TodoMVC recebeu melhorias, seu código foi adaptado para abranger as versões mais comuns de frameworks, baseando-se em dados do HTTP Archive, algumas das bibliotecas inclusas nele são Angular, Backbone, jQuery, Lit, Preact, React, React+Redux, Svelte, e Vue. A atualização visa aumentar a complexidade dos testes, tornando sua estrutura mais próxima dos webapps atuais.

Speedometer 3.0 é lançado em parceria entre os principais navegadores 1

Ajustes foram feitos no sistema de pontuação, sua última atualização foi em 2018, naquele tempo, a intenção era manter uma escala máxima de 100 pontos, mas navegadores modernos em computadores potentes já consegue bater facilmente os 500 pontos. Para tornar a comparação mais fácil, a graduação média atual foi dimensionada para algo entre 20 e 30 pontos.

Embora o Speedometer tenha sido lançado publicamente no último dia 11 de março, ele vem sendo desenvolvido desde 2022, segundo a Mozilla, no ano passado, já o utilizava no desenvolvimento do Firefox, sendo uma grande ajuda no trabalho de otimização do navegador.

Você sabe que dia é hoje? O último da promoção da Diostore na semana do consumidor, onde você consegue adquirir roupas com estampas incríveis para quem ama tecnologia com até 50% de desconto. Corra e aproveite!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!