Notícias

Novo Ransomware RobinHood “promete respeitar sua privacidade”

Os famosos ransomwares são vírus que por variados meios, como downloads de Torrents, sites com conteúdo pornográfico etc. Infectam as máquinas de suas vítimas, criptografando seus dados e pedindo uma quantia em resgate. Digamos que seja “um sequestro virtual”.

Uma nova praga virtual, chamada de “RobinHood”, está espalhando o terror no Estado da Carolina do Norte, EUA. A maioria dos computadores da cidade foram infectados, ocasionando problemas na prefeitura de Greenville, cidade na qual o vírus sequestrou computadores e servidores.

A situação afetou de modo o cotidiano da cidade, como operações de pagamentos estão sendo feitas apenas com dinheiro “vivo”, e outros afazeres voltaram a ser executados com papel (estamos a mercê da dependência das máquinas, Skynet se aproxima! 😁😜😋).

O curioso que no site dos responsáveis pelo RobinHood, na rede onion, seus desenvolvedores alegam estar preocupados com a privacidade da vítima:

Sua privacidade é importante para nós, todos os seus registros, incluindo o endereço IP e as chaves de criptografia, serão eliminados após o pagamento ” (em bitcoins), diz o comunicado.

Outra “benfeitoria” do “RobinHood” é oferecer “gratuitamente”, a opção da vítima efetuar o upload de 3 arquivos infectados e criptografados de até 10MB, para depois baixá-los livres do vírus e descriptografados.

O FBI já está em andamento nas investigações atrás dos responsáveis, e a cidade de Greenville garante que em breve voltará a normalidade. 

Uma situação um tanto quanto curiosa essa, não? Então fique alerta e tenha cuidado com os arquivos que você anda baixando ou manuseia.

Não foi informado se a praga virtual tem a capacidade de infectar máquinas com Linux, ou se é algo que aproveita de alguma vulnerabilidade ou versão específica do Windows.

Continue essa discussão lá em nosso fórum Diolinux Plus. Você já tinha visto algo parecido? Fiquei surpreso com “a bondade” do RobinHood… “Só faltou roubar dos ricos e dar aos pobres”.  😂😂😂

Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
275 postagens

Sobre o autor
Técnico em Informática, redator e SISTEMATICAMENTE apaixonado por tecnologia. A mente responsável pelo projeto OSistemático.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Snap Store tem revisão manual de aplicativos

Notícias

WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

NotíciasVídeo

Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!