Nova versao do driver Zink e a mais completa no suporte a OpenGL
Notícias

Nova versão do driver Zink é a mais completa no suporte a OpenGL

O driver Zink é uma camada de compatibilidade que faz com que as chamadas para o sistema, vindas de aplicações que utilizam o OpenGL, possam ser identificadas e executadas pela Vulkan API.

Um pouco mais sobre OpenGL, Vulkan e o Mesa Driver

Para você poder aproveitar ao máximo as informações contidas neste artigo, confira, de forma breve, o que significam alguns termos técnicos como OpenGL, Vulkan e Mesa Driver:

  • OpenGL: O OpenGL é uma API gráfica open source e multiplataforma que, assim como o famoso DirectX, é utilizada no desenvolvimento de aplicações gráficas como jogos, ambientes 3D, entre outros;
  • Vulkan: Assim como o OpenGL, o Vulkan também é uma API gráfica. Porém, por ser um projeto muito mais novo e moderno, o Vulkan possui muito mais possibilidades de qualidade gráfica e desempenho, quando comparado ao OpenGL. O Vulkan compete, diretamente, com o DirectX 12;
  • Mesa Driver: O Mesa Driver, ou Mesa3D, é uma implementação para APIs gráficas multiplataforma que trabalha com os drivers de código livre dos chips gráficos da AMD, Intel e Nvidia no Linux. O Mesa Driver é responsável por implementar as APIs gráficas OpenGL e Vulkan.

Confira os artigos que fizemos sobre o sucesso da Vulkan API e sobre os drivers da AMD no Linux para aprender mais sobre o OpenGL, o Vulkan e o Mesa Driver.

Os avanços alcançados pelo driver Zink

Há um bom tempo, o driver Zink é mais um dos projetos nos quais a Valve está envolvida em sua “jornada” para tornar as distros Linux sistemas melhores para rodar jogos.

Recentemente, Mike Blumenkrantz, o desenvolvedor chefe do projeto Zink na Valve, revelou que, agora, o Zink suporta mais extensões do que qualquer outro driver OpenGL no Mesa Driver.

As vantagens do novo driver Zink

Isso é muito importante, pois ao rodar com a Vulkan API através do driver Zink, alguns jogos que suportam apenas OpenGL poderão obter um ganho significativo de desempenho. Um bom exemplo é o jogo Tomb Raider (2013), cujo porte para Linux suporta apenas OpenGL.

Outra grande vantagem é que, sistemas e hardwares que suportam apenas Vulkan poderão rodar aplicações em OpenGL através do driver Zink. Aumentando bastante o número de dispositivos que serão compatíveis com essas aplicações ou jogos.

Mais um passo importante

Essa novidade é, sem dúvida, mais um entre os diversos avanços que ocorreram em relação a jogos no Linux. Juntando o novo driver Zink a todos os benefícios que as distros Linux estão colhendo devido ao anúncio do Steam Deck, a cada dia “o Linux” se torna uma melhor plataforma para jogos.

O que você acha sobre as vantagens que foram apresentadas pelos desenvolvedores do driver Zink? Conte sua opinião nos comentários abaixo!

Isso é tudo pessoal! 😉

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!