diolinux - blog - mx linux 17 18 fim da vida
Notícias

MX Linux 17 e 18 chegam ao fim da vida

A equipe de desenvolvimento comunicou em seu blog oficial que as séries distros MX Linux 17 e 18 chegaram ao fim da vida. Isso ocorreu porque recentemente a distribuição Debian Stable (estável) que é a base do MX, encerrou o suporte a várias versões deste sistema operacional.

Como consequência, também foi encerrado o suporte ao MX 17 e 18, embora o MX Linux ainda deva receber atualizações de segurança por mais algum tempo, o suporte oficial do Debian será encerrado em 30 de junho de 2022 e não há previsão de que haverão mais atualizações após este prazo.

Quais as opções para os usuários do MX Linux 17 e 18

O MX Linux utiliza a base Debian estável para e oferece ambientes gráficos diversos XFCE, KDE e Fluxbox. Isso faz do MX Linux uma ótima opção para quem busca um sistema estável, funcional e personalizável.

O MX Linux é um dos poucos projetos que ainda oferece suporte oficial a equipamentos de 32 bits, além de versões em 64 bits para equipamentos mais modernos, como alternativa, os usuários da série 17 e 18 podem considerar a migração para outras versões mais recentes do MX Linux como a 19 ou 21.

Caso seu hardware seja limitado e precise de uma distro focada em consumir menos recursos, algumas opções:

  • Antix Linux (32 bits e 64 bits);
  • Zorin OS Lite (32 bits e 64 bits);
  • Linux Lite (32 bits para versões antigas e 64 bits);
  • Slax Linux (32 bits e 64 bits);
  • Xubuntu (32 bits para versões antigas e 64 bits);
  • Ubuntu Mate (32 bits para versões antigas e 64 bits);
  • Peppermint OS (32 bits e 64 bits).

Ainda que a migração para outra distribuição seja uma opção viável, ela não é sempre fácil e pode acabar te obrigando a fazer adaptações no seu uso cotidiano. Por isso, recomendamos que os usuários do MX Linux que optarem por trocar de sistema operacional que façam um backup completo e testem algumas opções usando o modo live USB em um pendrive criado com um software como o Ventoy.

diolinux - blog - mx linux 21 fluxbox
Ambiente do MX linux 21 com o desktop Fluxbox

Quanto tempo as versões têm de suporte

O MX Linux mantêm uma paridade com o suporte oferecido pelo projeto Debian, acompanhando o calendário de suporte e de lançamentos. Dessa forma, os usuários do MX 17 e 18 tiveram o suporte encerrado em 2022, enquanto a versão 19 contará com suporte até 2024 e a versão 21 receberá suporte até 2026.

É altamente recomendável que migrem para a versão do Debian mais recente, ou para outra distribuição de Linux. É possível fazer o download do MX Linux diretamente do seu site ou por um de seus espelhos oficiais.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
175 postagens

Sobre o autor
Entusiasta de tecnologia que sempre gostou de desmontar tudo, o que me levou ao interesse por software livre e todas as possibilidades que ele oferece. Sou Editor-chefe no blog Diolinux e também trabalho consultor de SEO, gestor de tráfego e otimização de presença digital. Mastodon
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Firefox está refazendo o gerador de relatórios de erros em Rust

Notícias

Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

Notícias

Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland