Notícias

Mozilla pretende criar um sistema de assinaturas para o Firefox em um sistema “Ad-Free”

A Mozilla está sempre tentando tornar a internet um lugar melhor, criando ferramentas para tornar a vida dos usuários mais confortáveis sob a sua óptica. Uma das recentes novidades inclui um plano de assinatura para os usuários de Firefox, que pode ajudar tanto o projeto, quanto aos próprios usuários.

Estando descontente com o modelo atual de monetização de sites, a Mozilla parece pretender criar um sistema de assinaturas para o Firefox onde, pelo valor de USD 4,99, você teria uma internet “livre” de anúncios, com alguns benefícios em sites específicos.

No momento o produto ainda não está disponível, conforme você pode ver no site, mas ao clicar no link de assinatura, somos redirecionados para uma página com um questionário para feedback sobre a ideia. 

Parece que ideia é, de alguma forma, lidar com sites que usam um “paywall” para restringir o acesso a conteúdo. A Mozilla provavelmente lançaria um sistema de “ad-free news” em parceria, voltado especialmente para sites populares como Vox, BuzzFeed, USA Today e alguns outros.

Esse serviço de assinatura, que deixaria alguns sites livres de anúncios, incluiria uma versão em áudio de cada um dos artigos, recomendações de leituras e sincronia de favoritos entre os navegadores Firefox em diferentes platataformas, como em Desktop em Mobile.

Essa forma de atuação, no entanto, não chega a ser uma novidade, visto que a Google também criou um produto similar, com ad-free. Esse produto permite que os usuários usem contas Google para logar em sites que tem a função de “Entrar com Google”, trazendo benefícios para os leitores que pagam pelo serviço, apesar de existir, não foi um grande sucesso por parte da empresa.

Veremos no futuro como esse recurso funcionará para a Mozilla, visto que, em muitos casos, uma extensão ad-block faz um trabalho semelhante. É também complicado se isso acabar quebrando o modelo de negócio de grandes portais, que escolheram não exibir anúncios apenas para assinantes, de modo que essa manobra desse ser feita com cuidado.

Você está convidado para discutir essa questão no nosso fórum, acesse e crie a sua conta gratuitamente.

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!