Mozilla Firefox 69 é lançado
Notícias

Mozilla Firefox 69 é lançado com várias melhorias na performance

O Navegador Mozilla Firefox chegou na versão 69 e conta com algumas melhorias bem interessantes acrescentadas nesta versão.    

Um dos mais famosos Navegadores (Browsers) da Internet, o Mozilla Firefox, vem carregando a bandeira da “preservação da sua liberdade” na internet, implementando vários mecanismos e ferramentas no seu navegador para isso. E nessa versão não seria diferente.  

Podemos começar com duas implementações que foram aprimoradas desde a versão 42, que é: o Bloqueio de Reprodução de vídeo e o Rastreamento na Internet.  

A primeira função, agora bloqueia a reprodução automática de qualquer vídeo, mesmo se ele não reproduzir som.  

A segunda se refere sobre o rastreamento na internet. Agora a Proteção Avançada de Rastreamento [Enhanced Tracking Protection (ETP)] será ativada por Default (Padrão) para todos os usuários. Antes era somente para os usuários novos.  

Segue uma lista das  demais novidades listadas no blog da Mozilla:

NbNabC8S7gJXY31llYVK5Aa9QzLCuFQ38lkug4b2BkPuaRDlW

A Enhanced Tracking Protection (ETP) tem novas versões de proteções para privacidade mais fortes:  

  • A configuração default para esse recurso agora bloqueia cookies de rastreamento de terceiros e cryptominers.  
  • A configuração opcional “Rigoroso” bloqueia as impressoras digitais, bem como os itens bloqueados na configuração padrão.  
  • Adicionado o suporte para vários codecs de vídeo, facilitando assim os serviços de conferência WebRTC, podendo mesclar diferentes clientes para vídeo  
  • Para usuários nos EUA ou usando o navegador em en-US, está sendo exibida  uma nova experiência na página “Nova guia”, sendo ofertado aos usuários desta região, o conteúdo do Pocket (serviço comprado pela Mozilla).  

Para maiores detalhes desta versão, você pode acessar aqui ou aqui.  

Essa versão ainda não chegou nos repositórios das distros, mas não tem problema, você pode baixa-lo aqui e executar o binário do Firefox 69, que é bem simples. Salve ele na pasta Downloads, depois extraia o arquivo TAR.BZ2 e navegue até o binário. Aí é dar permissão no arquivo e usufruir a nova versão do Firefox 😁.  

waZDDGEjqqR0CA39nTnwBrO77wez0Uk1wexw4qvRJxDizpLLf 7OIecNFWvfUnVPm 8ApFNJoUYPpf6NnUFM9u


Vale lembrar, que se você preferir “rodar” pelo binário, os seus favoritos, senhas e afins não serão “puxados automaticamente”, só se você utilizar a sincronização da Mozilla. A tela inicial agora está sendo assim até o momento.

WEZbRkh9WW4bNfzxSB3 7P1QuDYyftpmRCnRVImZM xjNifKoScwtpxxTKaDDPfpTmmP7o3XquZDJopDnb

[UPDATE] A nova versão já está chegando nos repositórios das distros. Então se preferir, é só dar um update e usufruir do novo Mozilla Firefox 😁.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.   Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!