Kernel Linux 5.6 trará ferramenta própria para monitorar temperatura de drives SATA
NotíciasSistemas operacionais

Kernel Linux 5.6 trará ferramenta própria para monitorar temperatura de drives SATA

Após um longo tempo de espera, a temperatura de dispositivos SATA poderá ser monitorada com uma solução implementada no próprio Kernel Linux, sem que haja a necessidade de instalar softwares de terceiros.  

Há muito tempo a comunidade Linux vem discutindo sobre uma forma de implementar uma solução própria, integrada ao próprio Kernel Linux para efetuar o monitoramento de dispositivos SATA, como HDs e SSDs. Tal monitoramento já é possível no Linux, mas apenas através da instalação de softwares de terceiros, que só podem obter tais informações quando executados em modo “root”.  

Executar softwares em modo de superusuário é algo que deve ser evitado sempre que possível, principalmente quando não se tem absoluta certeza e confiança quanto a procedência de tal software. Afinal, quando um programa está rodando como “root” no seu sistema, nada o impede de fazer absolutamente qualquer coisa dentro do sistema, o que pode ser um sério problema de segurança.  

Por isso é muito importante que você rode como superusuário apenas softwares que você conhece e confia, e caso se trate de um programa que você acabara de conhecer, é importante procurar o máximo de informação possível com usuários que já testaram e aprovaram tal software. Felizmente softwares contendo código malicioso não “se criam” por muito tempo no mundo Linux, já que a autenticidade dos softwares, cuja maioria é de código aberto, pode ser e é verificada por muitos usuários/desenvolvedores no mundo todo.  

Dito isso, conforme divulgado, o novo driver “drivetemp” já estará presente e completamente funcional na versão 5.6 do Kernel Linux, sendo que as informações de temperatura poderão ser consultadas através do monitor de hardware próprio do Kernel Linux “hwmon”.  

Agora o que nos resta é aguardar a chegada do Kernel 5.6 para que possamos testar, e trazer mais informações sobre essa nova feature. 😁  

Você gosta de Linux e tecnologia? Tem alguma dúvida ou problema que não consegue resolver? Venha fazer parte da nossa comunidade no fórum Diolinux Plus

Fonte: Phoronix  

Isso é tudo pessoal! 😉


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!