Notícias

Adobe Firefly integra Inteligência artificial no Photoshop

Adobe Firefly é um conjunto de ferramentas para geração e edição de imagens por inteligência artificial, que utiliza em sua base, o banco de dados do Adobe Stock, assim como imagens livres ou com direito autoral expirado. Agora, a Adobe está direcionando seus esforços para integrar essas ferramentas de inteligência artificial no Photoshop, que já podem ser utilizadas na versão beta do editor de imagens. Saiba o que já é possível fazer com o Adobe Firefly e os planos da Adobe.

O que exatamente é o Adobe Firefly?

A Adobe está desenvolvendo um conjunto de ferramentas baseadas em inteligência artificial generativa, similar ao Stable Diffusion e ao Dall-e, chamado Adobe Firefly. Algumas ferramentas podem ser acessadas pelo site do projeto, sendo necessário login em conta Adobe:

  • Texto para imagem, esta é uma ferramenta comum às principais inteligências artificiais generativas de imagens, com ela, você pode escrever um texto e uma imagem será criada baseada nele;
  • Preenchimento generativo, permite remover o fundo, ou objetos de uma imagem, ou desenhar novos elementos e planos de fundo a partir de textos;
  • Efeitos de texto, aplica texturas a um texto, baseado em comandos do usuário;
  • Colorização generativa, cria variações de cores para a sua arte, baseado no seu comando.
Adobe Firefly integra Inteligência artificial no Photoshop pinguim videogame
Texto para imagem no Adobe Firefly

Segundo o site do Adobe Firefly, eles estão trabalhando para adicionar os seguintes recursos: 

  • Geração de imagens baseado em elementos 3D; 
  • Estender imagens, com predições para as partes faltantes; 
  • Gerar imagens baseadas na galeria do próprio usuário para manter a identidade artística; 
  • Criar desenhos vetoriais editáveis baseados em comando de texto; 
  • Promover padrões de imagens para serem utilizados, por exemplo, em planos de fundo; 
  • Criar imagens baseadas em rascunhos; gerar modelos editáveis para postagens em redes sociais.
Adobe Firefly integra Inteligência artificial no Photoshop diolinux pinguim style
Efeitos de texto no Adobe Firefly

Por enquanto, o Adobe Firefly está em beta, funciona somente em inglês, quem for testar, terá marcas d’água em suas artes e elas não podem ser utilizadas para fins comerciais. Mesmo pela integração da ferramenta de inteligência artificial no Photoshop, somente é possível utilizá-la para uso pessoal, para equipes ou para corporações.

De que maneira já podemos utilizar a inteligência artificial no Photoshop?

Por enquanto, a principal ferramenta de inteligência artificial presente no Photoshop Beta, é a de Preenchimento generativo. Ela funciona de maneira mais completa no Photoshop do que na plataforma do Adobe Firefly, por ser possível selecionar exatamente quais elementos da imagem você quer que sejam mudados e gerar rapidamente várias opções interessantes. 

Com o Preenchimento generativo no Photoshop, é possível remover o fundo de imagens, destacar elementos, adicionar pessoas e objetos de maneira natural, completar desenhos, fotografias e muito mais! Segundo a Adobe, eles estão preparando mais algumas funcionalidades incríveis para a inteligência artificial no Photoshop e em outros programas de sua suíte:

  • Componentes criativos instantâneos: Crie vetores, pincéis e texturas personalizados e editáveis, a partir de palavras ou rascunhos;
  • Edição de vídeo: A Adobe que possibilitar editar vídeos a partir de textos, inclusive com a adição de efeitos especiais, chroma key e muito mais;
  • Criação de conteúdo: Crie postagens, banners e postagens em redes sociais baseados em outros projetos que você já fez, ou em comandos de texto de forma rápida e fácil;
  • Modelagem 3D: Futuramente, programas da suíte Adobe deverá permitir transformar objetos 3D em imagens fotorrealista, ou gerar variações do projeto.

A Adobe demonstra se preocupar com questões autorais, de forma que sua inteligência artificial não consegue gerar imagens de pessoas específicas, mesmo celebridades, baseado apenas no comando de texto. Além disso, imagens autorais podem ser utilizadas somente pelos próprios autores, elas não entram para o rol global.

Os recursos de inteligência artificial no Photoshop derivam do Adobe Firefly, sendo assim, o poder computacional utilizado vem de servidores conectados à internet. Não há informações sobre se futuramente algo poderá ser processado localmente, mas da maneira como funciona, o editor de imagens da Adobe deverá manter os mesmos requisitos para funcionar.

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das últimas notícias sobre tecnologia e o mundo Linux.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!