Notícias

iCloud exclui seus arquivos sem lhe avisar

Um dos serviços mais utilizados da Apple, o iCloud, apresentou um problema esta semana.

Sem rasão óbvia o iCloud exclui seus arquivos

O iCloud, que como é descrito pela Apple como uma solução segura para armazenamento de dados na nuvem mantendo o seu Mac, iPad, iPhone, iPod Touch, ou PC sincronizados.

Em Fevereiro deste ano, foi publicado aqui no Diolinux o artigo “Apple abre o iCloud e o iWork para todos os usuários independente da plataforma

No dia 14 deste mês o iCloud apresentou uma falha onde sem rasão alguma, seus arquivos são excluídos.A falha foi descoberta pelo desenvolvedor Mark Jaquith que explica que com uma simples situação em que somente ao mover um arquivo de lugar para o outro, seus arquivos são excluídos para sempre sem aviso e sem haver chance de restituí-los.

Quando se compra um novo Mac, é esperado que o iCloud traga os seus arquivos salvos depois de um rápido sign in (o que na verdade, não é o que acontece instantaneamente, pois o iCloud Drive possui somente arquivos do tipo “.icloud”).

Trabalhando na ideia de mover os arquivos do seu iCloud Drive para outro drive na nuvem como o Dropbox, ou para o seu HD ao arrasta-los, a Apple exibe um pop-up informando que os arquivos serão movidos para um novo Mac, só que não é isso o que acontece na verdade. Seus arquivos são perdidos nesse processo (até mesmo para recuperá-los).

tMqrNe8HjS4fTe35a0jOpOaqIhIiGA2OYFxGv6Zn9d25QPuy7PiWbrxmd tjDSh4S2WQ6R72muqVDJSC1fF9LtzF7BB dJMNn0l K8IjdhTMsgBQFQggbThVETjc7YU8JZaAjf2

No lugar dos arquivos ficam outros no estilo file_name.file_extension_icloud que tem o tamanho de alguns KBs. Os arquivos do iCloud Drive não estão no seu Hard Drive lecal, nem no iCloud Drive e nem em algum servidor… se perderam… para sempre… e sempre D-:

Mark informou que não existe nenhum aviso por parte da Apple informando que os arquivos contidos no iCloud não foram sincronizados ou exibindo que eles foram perdidos. Mark também explica o que você não deve fazer: Não mova ou exclua esses arquivos do iCloud que não foram sincronizados, pois a Apple não lhe informará que você perderá esses arquivos (esse mesmo tipo de problema já ocorreu no passado com os metadados do iBook ou o do iTune que desaparecia com os álbuns salvos e etc).

O estranho é que a informação publicada por Mark está fora do ar… Fazer o que né? A vida é dura.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!