GitHub comemora 100 milhões de DEVs
Notícias

GitHub comemora 100 milhões de DEVs

O GitHub comemora 100 milhões de desenvolvedores em todo o mundo, mostrando a força do desenvolvimento de software livre. Você também quer participar e encontrar o seu lugar nessa comunidade?

Um pouco de história

O GitHub é uma plataforma de hospedagem para o código-fonte de softwares que permite a contribuição e o controle de versões através da tecnologia Git, também utilizada para registrar versões de outros arquivos como, por exemplo, imagens ou documentação.

Nele, programadores podem contribuir de diversas formas em projetos de código aberto e proprietários, enquanto usuários podem relatar problemas e, muitas vezes, ter acesso à documentação do projeto.

Grandes empresas como o Google, a Microsoft, a WordPress também hospedam seus projetos no GitHub que, desde 2007, tem sua sede em São Francisco. Em 2013, passou a marca de 3 milhões de usuários e, ao final deste ano, já hospedava 10 milhões de repositórios.

Cinco anos depois, em 2018, a Microsoft adquiriu o GitHub por 7,5 bilhões de dólares. A compra disparou as inscrições no seu “primo” o GitLab, daqueles desenvolvedores que não queriam deixar os seus códigos numa plataforma sob o controle da Microsoft, por exemplo, o projeto KDE e o GNOME.

Projeto KDE no GitLab, plataforma alternativa ao GitHub.
Projeto KDE no GitLab, plataforma alternativa ao GitHub.

GitHub comemora a marca de 100 milhões de desenvolvedores

Antecipando-se 2 anos à meta, o GitHub alcançou oficialmente a marca de 100 milhões de desenvolvedores — usuários inscritos na plataforma —, sendo 3 milhões no Brasil.

No seu blog oficial, afirmam que “os desenvolvedores não são mais apenas pessoas que criam software para empresas de tecnologia. São um grupo cada vez mais diversificado e global de pessoas que trabalham em vários setores, trabalhando com código, design e documentos no seu tempo livre, contribuindo para projetos de código aberto, conduzindo pesquisas científicas e muito mais”.

Além dos desenvolvedores propriamente ditos, usuários podem contribuir com a documentação e tradução, propor soluções, baixar software e atualizações.

Diolinux no GitHub

O nosso canal também está no GitHub, onde se destaca o código do PhotoGIMP, que otimiza o GIMP para os usuários do Photoshop, organizando a interface e instalando filtros que simulam as funções do software da Adobe.

Diolinux no GitHub — Projeto PhotoGIMP.
Diolinux no GitHub — Projeto PhotoGIMP.

Também publicamos scripts que podem inspirar você após a instalação do Linux Mint e do Pop!_OS. Confira!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
64 postagens

Sobre o autor
Para mim, as melhores coisas da vida são gratuitas e não tem preço. Sou apaixonado por compartilhar conhecimento e experiências sobre tecnologia e software livre.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    SuperTuxKart planeja duas grandes atualizações

    Notícias

    Mais de 8 mil emuladores de Nintendo Switch foram derrubados

    Notícias

    Compartilhar links no Mastodon pode sobrecarregar o site divulgado