Notícias

Firefox bloqueará Java, Silverlight e outros plugins NPAPI em 2016

A fundação Mozilla pretende seguir os passos da Google com o Google Chrome e deixará de dar suporte a plugins para o navegador que rodem através do já antiquado NPAPI, isto pode gerar alguns problemas com internet bankings e outros sites.

Vários sites podem deixar de funcionar corretamente por conta disto

2016 será um ano de mudança no Firefox, a Mozilla anunciou que pretende remover o suporte aos plugins do tipo NPAPI, por conta disto, sites que usarem plugins que usam esta tecnologia terão que adaptar-se ao novo modelo se quiserem rodar corretamente no Firefox. Isto inclui sites que usam Java, Silverlight e outros plugins semelhantes.

O porque da mudança

Segunda as informações, a mudança acontecerá em função de tornar o Firefox mais estável, estes plugins NPAPI costumam dar problemas de instabilidade e até mesmo problemas de segurança ao browser, porém, curiosamente há uma exceção entre os plugis, o Flash ainda será suportado (tá difícil de morrer né?), a Mozilla vai trabalhar juntamente com a Adobe para mantê-lo. 

O exemplo do Unity 3D

O Unity 3D é usado atualmente por muitos jogos online, destes que rodam através do próprio navegador, atualmente a Engine usa um plugin NPAPI para executá-los, porém, já fazem alguns meses que está em desenvolvimento, ainda em carácter experimental, uma versão que roda integrada com as tecnologias disponíveis nos próprios browsers, isso vai evitar a necessidade de plugins adicionais.

Inclusive, nós testamos estas demonstrações do Unity rodando sem plugins diretamente no Browser com alguns jogos, clique aqui para ver.

Firefox não está sozinho

A Mozilla não está querendo “inventar moda”, na verdade ela está seguindo a moda, Chrome e Microsoft Edge já não dão este suporte há alguns meses, apesar da Mozilla não informar quando a remoção completa vai acontecer, deixando como data um vago “2016”, isso serve de alerta para os sites que precisarem compatibilizar os seus recursos com as novas tecnologias, como o Internet Banking da Caixa Econômica Federal por exemplo.

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!