NotíciasWindows

Fim do Windows Mobile

Concorrente direto do Android e iOS, o Windows Phone/Mobile, foi uma iniciativa da Microsoft, lançado em 2010, que visava ser uma alternativa ao consumidor final.

Depois de anos sem uma solução para smartphones e com o reinado do Android em cena, a Microsoft decide entrar no mercado com seu Windows Phone 7. Tentando resgatar o tempo pedido, ela, em Fevereiro de 2011, faz uma parceria com a famosa Nokia, aliando o software com o hardware da Nokia, aclamada por muitos, como um das melhores fabricantes de smartphones até então.

Evolução do sistema

Ao decorrer de sua vida, o Windows phone foi recebendo inúmeras versões e funcionalidades, como fabricantes que passaram adotar o sistema.

Versões como Windows Phone 7.5 “Mango”, “Tango”, foram algumas, até seu substituto, a versão 8 do sistema. Alvo de críticas, o sistema era considerado simplório e sem funcionalidades, que seus concorrentes, Android e iOS, possuíam há tempos.

windows-phone-7-tiles

Outra reclamação dos usuários era a quantidade de aplicativos na plataforma, e o desinteresse de muitos desenvolvedores em produzir suas versões ao sistema mobile da Microsoft.

Com o tempo, outras atualizações do sistema vieram, o Windows Phone 8.1, considerado um marco pelos usuários da plataforma, por conter funcionalidades aguardadas.

Em 2015 a versão Windows Phone 10 é anunciada, com melhorias visuais e mais funcionalidades. Sendo rebatizada para “Windows 10 Mobile”.

Interface singular

Amada e odiada por muitos, a interface de usuário do sistema para smartphones da “gigante de Redmond” era composta de blocos, “mosaicos dinâmicos”, indo totalmente contra a tendência de ícones na tela. As informações eram visíveis e atualizadas nos “bloquinhos”. Particularmente, gostava desse visual.

windows-phone-10-tiles

Funcionalidades interessantes

Mesmo conhecido por ser mais limitado, comparado a concorrência, algumas funcionalidades incorporadas como o Microsoft Office, Contatos, que comportava-se como uma mini rede social, integração com serviços Microsoft, e até mesmo com o Xbox, possibilitando a criação e customização de avatares, chamavam muito a atenção. Uma forma de marcar amigos e jogar partidas online. Através do Studio Microsoft e parceiros, contava com jogos exclusivos, que utilizavam bem tais recursos.

avata-windows-phone-mobile-10-xbox-games

Declínio da plataforma

Algo que um bom empreendedor deve ter é “Timing”, a hora certa de quando proceder, quando parar, quando avançar e quando entrar, ou melhor ainda, criar um mercado. E nessa tarefa o Windows Phone foi o retardatário.

Talvez isso tenha sido a causa de sua ruína, aliado a falta de interesse dos desenvolvedores, mesmo com incentivos financeiros da MS, o Windows Phone foi fadado ao fracasso.

Quer ter esse “Timing” e não perder nenhuma oportunidade? Então acompanhe e inscreva-se no Digital Job, fique por dentro e não “coma mosca”, no mundo do empreendedorismo.

R.I.P Windows Phone

Em 11 de Julho de 2017 os aparelhos com Windows Phone 8.1 perderam suporte, sua versão 10 estava no mercado, mas com pouquíssimos dispositivos, e a maioria dos usuários do 8.1 não podiam migrar numa atualização, pois a nova versão não era suportada em seus aparelhos. Isso deixou muitos indignados e desgostosos com a plataforma, pois anteriormente a MS tinha disponibilizado uma lista de aparelhos compatíveis, e no final acabou voltando atrás. 

A partir de 10 de Dezembro de 2019 os usuários do Windows 10 Mobile perderão as atualizações de segurança e patches de melhorias para o sistema, além disso, em 2020 a MS não vai permitir a criação de backups dos dispositivos.

Microsoft sugere que usuários de Windows 10 Mobile, migrem para Android ou iOS

Em seu site de suporte oficial, a Microsoft aconselha usuários de Windows Mobile a migrarem para outras plataformas, Android ou iOS. Isso demonstra o fim definitivo de seu sistema operativo móvel, sem atualizações de segurança, utilizar um sistema assim é algo arriscado e nada aconselhável.

No fim, a MS agradece a todos que apoiaram o seu sistema móvel, evidenciando a morte do Windows para smartphones.

E você, já teve um smartphone com Windows Mobile? Ou conheceu alguém? Eu tenho dois até hoje, fazendo a função de gravador, lanterna ou despertador… 😂😂😂

Infelizmente com o tempo o aparelho foi se tornando instável e me irritava muito, migrei de vez para o Android e estou muito feliz.

Nos vemos no próximo post, até lá te espero, SISTEMATICAMENTE! 😎

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
275 postagens

Sobre o autor
Técnico em Informática, redator e SISTEMATICAMENTE apaixonado por tecnologia. A mente responsável pelo projeto OSistemático.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

Notícias

Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

NotíciasVídeo

Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!