Notícias

Fim do suporte ao Ubuntu 18.04 LTS. O que devo fazer agora?

Com o fim do suporte ao Ubuntu 18.04 LTS padrão, os usuários do sistema devem agir rapidamente para não ficarem sem atualizações de segurança, o que pode comprometer seriamente a segurança dos dados, sendo assim, qual é o melhor caminho a seguir? É possível continuar com o mesmo sistema e ainda receber atualizações, ou é realmente necessário atualizar para uma versão mais nova? 

O que representa o fim do suporte ao Ubuntu 18.04 LTS?

Com o fim do suporte ao Ubuntu 18.04 LTS, os usuários deixam de receber todo tipo de atualização para o sistema, que com o tempo vai ficando cada vez mais defasado, podendo perder a compatibilidade com novas versões de certos programas, mas o pior, também não há mais atualizações de segurança, nem mesmo as mais críticas, dessa forma, os dados do usuário podem ficar cada vez mais expostos ao cibercriminosos.

Entretanto, este não é o fim definitivo para o Ubuntu 18.04 LTS, pois usuários Ubuntu Pro continuarão recebendo atualizações críticas de segurança por mais cinco anos, até 2028. Caso você ainda não saiba o que é Ubuntu Pro, confira o vídeo que fizemos sobre o serviço e pode decidir aderir ou não, que não é necessariamente paga.

O que devo fazer?

Se você realmente quer continuar com o Ubuntu 18.04, assine agora o Ubuntu Pro, é grátis para uso pessoal em até cinco computadores, basta se cadastrar no site e habilitar a função no aplicativo “Software & Updates”. Dessa forma, você não receberá as novas funcionalidades do Ubuntu e ainda pode perder o suporte de algum aplicativo, mas ao menos continuará com o sistema seguro.

Contudo, caso queira acompanhar as novidades que a Canonical adicionou ao Ubuntu nos novos lançamentos e continuar utilizando uma versão LTS do sistema, pode fazer a atualização para a edição 20.04 LTS pela ferramenta específica, acrescentando dois anos de vida útil ao seu sistema. Depois disso, ainda é possível atualizar novamente para a 22.04 LTS, deixando seu sistema com suporte completo até 2027 sem a necessidade de aderir ao Ubuntu Pro.

Este processo de atualização sem reinstalar o sistema pode apresentar algum problema, sendo assim, é recomendável fazer o backup de todos os seus dados e fique preparado para a possibilidade de instalar o Ubuntu do zero em uma versão recente.

Dessa forma, outra opção viável é simplesmente reinstalar o Ubuntu de uma vez com alguma edição mais recente, o Ubuntu apresenta lançamentos a cada semestre, você pode escolher entre utilizar a última versão LTS, ou a edição com os recursos mais recentes.

Assine a nossa newsletter para ficar inteirado sobre as últimas notícias a respeito do mundo do Linux e da tecnologia!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!