Feliz aniversário Debian!

Feliz aniversário Debian!

O Debian, uma das mais antigas e ativa das distribuições GNU/Linux,comemora hoje 19 anos. O fundador do projeto Ian Murdock anunciou o projeto em 16 de Agosto de 1993, quando ele lançou a primeira versão da distribuição. Olhando para trás, olhando as listas de e-mails dos fóruns e discussões do projeto, um número surpreendente de objetivos iniciais de Murdock para o projeto ainda estão refletidas na atual documentação do Debian, apesar do fato de que a distribuição passou por mudanças de liderança regulares desde que Murdock deixou o projeto em 1996.

Usuários e desenvolvedores Debian , espalhados em todo mundo, estão comemorando o aniversário da distribuição. Como já se tornou uma tradição para o “Dia Debian” muitos membros da comunidade também assaram bolos e estão em meio às celebrações.

Desde os primórdios humildes do primeiro lançamento “Debian GNU/Linux“, a distribuição cresceu e se tornou referência no ecossistema GNU/Linux e a base de um incontável número de derivados. A distribuição foi além de ser um caso somente GNU/Linux, existe tambémDebian GNU/kFreeBSD, é isso mesmo, os usuários têm a opção de executar uma versão da distribuição com um kernel FreeBSD.

19 anos de Debian

O Líder atual do Projeto Debian, Stefano Zacchiroli tem focado principalmente na melhoria das relações do Debian com os seus projetos derivados (como o Ubuntu) e está se esforçando para que o Debian seja incluído na lista da FSF de recomendados distribuições de software livre. Para estes fins, ele tem trabalhado em conjunto com projetos derivativos e criou uma força tarefa que está trabalhando com a FSF para se certificar de que o Debian está em conformidade com as suas orientações.

Debian está atualmente em sua sexta versão e sua versão Debian 7.0Wheezy” está esperando para ser lançado na Primavera de 2013. Debian 6.0 inclui cerca de 29.000 pacotesdiferentes, um número que tem aumentado continuamente ao longo de todo o projeto.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Linus Torvalds não conhece por completo o Kernel Linux atualmente
Continue lendo

Linus Torvalds não conhece por completo o Kernel Linux atualmente

No final do mês de Agosto aconteceu o Open Source Summit em Vancouver, Canadá, no último dia do evento (31), Linus Torvalds, juntamente com o vice-presidente e diretor executivo da VMWare, Dirk Hohndel, fizeram uma sessão de bate-papo bem descontraída, onde abordaram assuntos como: hardware, computação quântica, manutenção do kernel,entre outros assuntos relacionados ao mundo open source.
Conheça os wallpapers do Ubuntu 16.04 LTS e faça o download
Continue lendo

Conheça os wallpapers do Ubuntu 16.04 LTS e faça o download

O lançamento da versão final do Ubuntu 16.04 LTS está chegando e um dos últimos detalhes colocados no sistema antes de seu lançamento são os wallpapers, algo que tem uma relação direta com o gosto das pessoas e não influencia no desempenho do sistema, mas certamente pode deixá-lo mais atraente, visualmente falando.