Fedora KDE Desktop torna-se versão principal
Notícias

Fedora KDE Desktop torna-se versão principal

O Fedora está prestes a passar por uma mudança importante em sua estrutura de edições com o lançamento do Fedora 42. Em uma decisão que reflete a crescente popularidade do ambiente de desktop KDE Plasma, a distribuição anunciou que o Fedora KDE Desktop Spin será promovido, equiparando-o à edição principal, o Fedora Workstation, baseado no GNOME.

Anteriormente, o Fedora KDE era tratado como uma “Spin”, ou seja, uma variação oficial do Fedora com uma interface alternativa. Essa promoção ao status de Edição coloca o Fedora KDE no mesmo nível do Fedora Workstation, o que significa que ele será amplamente promovido e terá um destaque equivalente em fedoraproject.org, o site oficial da distribuição. Além disso, o Fedora KDE receberá uma página de destaque própria, semelhante à página do Workstation, e contará com o mesmo nível de suporte em marketing durante eventos e campanhas promocionais.

Esse movimento atende à demanda inicial para o KDE Plasma ser tornado o ambiente padrão no Fedora Workstation, substituindo o GNOME. Em vez de substituir o GNOME, a comunidade Fedora KDE SIG (Special Interest Group) optou por solicitar um destaque similar para o KDE Plasma, garantindo aos usuários Fedora uma escolha mais clara entre as duas interfaces principais.

O que mudará para os usuários?

Com a nova configuração, os usuários poderão encontrar o Fedora KDE com mais facilidade no site oficial do Fedora e nos eventos da comunidade. Aqueles que preferem o KDE Plasma agora terão uma experiência de uso no Fedora que recebe o mesmo suporte, destaque e desenvolvimento que o Fedora Workstation. Isso inclui possíveis melhorias na interface, maior atenção à qualidade de empacotamento e atualização, tornando o KDE Plasma no Fedora uma opção tão robusta e funcional quanto a oferecida pelo GNOME.

O Fedora KDE nem sempre foi um destaque no ecossistema Fedora. Durante anos, a experiência de uso estava longe de ser ideal. No entanto, com o esforço contínuo do grupo Fedora KDE SIG, o KDE Plasma foi gradualmente aprimorado para garantir um nível de qualidade comparável ao GNOME, o qual é a interface principal do Fedora há muitos anos. Esse progresso resultou na melhoria da integração do KDE Plasma no Fedora, incentivando a promoção ao status de Edição.

Fedora 42: um novo ciclo

Com o Fedora 42, os usuários terão agora duas opções principais igualmente destacadas para escolher: a edição com GNOME e a edição com KDE Plasma. Esta vitória para o pessoal do KDE não passou sem contestação. No fórum Gaming On Linux, o usuário “fenglengshun” resume a perspectiva em seu comentário: “Se um se chama Fedora Workstation e o outro Fedora KDE, não dá para dizer que são iguais”

Você ama Linux e tecnologia? Então mostre ao mundo no melhor estilo do pinguim com nossas camisas e moletons com estampas exclusivas e malha de alta qualidade.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!