O GNOME é um popular ambiente desktop utilizado como padrão em diversas distribuições Linux, ele permite a instalação de extensões que ampliam suas funcionalidades e recursos.
Existe uma ferramenta bastante interessante chamado Extension Manager que possui o intuito de facilitar ainda mais a instalação dessas extensões no GNOME.
Conheça o Extension Manager
O Extension Manager, trata-se de um novo aplicativo desktop não oficial que permite o usuário navegar, instalar e gerenciar extensões do GNOME Shell diretamente da área de trabalho.
O Extensions Manager resolve o problema de ter que instalar uma extensão de integração do GNOME Shell no navegador e, em seguida, usar o navegador para acessar o Gnome Extensions para só assim ser possível instalar as extensões no ambiente desktop.

Gerencie extensões com facilidade
Além de permitir que os usuários pesquisem e instale extensões do Gnome Extensions, a ferramenta também possibilita ativar e desativar extensões, exibe uma lista das extensões instaladas, com ela também é possível acessar as configurações de extensão e desinstalar extensões.

Uma ferramenta pouco amadurecida
O Extension Manager ainda se trata de um aplicativo muito novo, tendo seu primeiro lançamento (0.1.0) recentemente, então naturalmente ainda carece de recursos.
Atualmente, a ferramenta não oferece suporte à atualização de extensões ou traduções. Além disso, apenas os 10 primeiros resultados são exibidos ao realizar uma pesquisa, e não há opção para classificar ou filtrar os resultados da pesquisa.
Capturas de tela e comentários de extensão também não estão disponíveis no momento.
Experimentando o Extension Manager
Caso você esteja interessado em experimentar a ferramenta, ela está disponível como um pacote Flathub, podendo ser instalado na maioria das distribuições Linux.

Caso você esteja utilizando o Arch Linux ou derivados, o Extension Manager também está disponível no AUR.
E você aí, utiliza o ambiente desktop GNOME? O que achou da nova ferramenta de gerenciamento de extensões? Facilitará a sua vida de alguma maneira?
Um abraço, pessoal. Até a próxima.