extension manager
Notícias

Extension Manager: gerenciar extensões do GNOME ficou mais fácil

O GNOME é um popular ambiente desktop utilizado como padrão em diversas distribuições Linux, ele permite a instalação de extensões que ampliam suas funcionalidades e recursos.

Existe uma ferramenta bastante interessante chamado Extension Manager que possui o intuito de facilitar ainda mais a instalação dessas extensões no GNOME.

Conheça o Extension Manager

O Extension Manager, trata-se de um novo aplicativo desktop não oficial que permite o usuário navegar, instalar e gerenciar extensões do GNOME Shell diretamente da área de trabalho.

Sem necessidade de usar o navegador

O Extensions Manager resolve o problema de ter que instalar uma extensão de integração do GNOME Shell no navegador e, em seguida, usar o navegador para acessar o Gnome Extensions para só assim ser possível instalar as extensões no ambiente desktop.

2022 01 14 16 21

Gerencie extensões com facilidade

Além de permitir que os usuários pesquisem e instale extensões do Gnome Extensions, a ferramenta também possibilita ativar e desativar extensões, exibe uma lista das extensões instaladas, com ela também é possível acessar as configurações de extensão e desinstalar extensões.

screenshot combined

Uma ferramenta pouco amadurecida

O Extension Manager ainda se trata de um aplicativo muito novo, tendo seu primeiro lançamento (0.1.0) recentemente, então naturalmente ainda carece de recursos.

Atualmente, a ferramenta não oferece suporte à atualização de extensões ou traduções. Além disso, apenas os 10 primeiros resultados são exibidos ao realizar uma pesquisa, e não há opção para classificar ou filtrar os resultados da pesquisa.

Capturas de tela e comentários de extensão também não estão disponíveis no momento.

Experimentando o Extension Manager

Caso você esteja interessado em experimentar a ferramenta, ela está disponível como um pacote Flathub, podendo ser instalado na maioria das distribuições Linux.

2022 01 14 16 40

Caso você esteja utilizando o Arch Linux ou derivados, o Extension Manager também está disponível no AUR.

E você aí, utiliza o ambiente desktop GNOME? O que achou da nova ferramenta de gerenciamento de extensões? Facilitará a sua vida de alguma maneira?

Um abraço, pessoal. Até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
98 postagens

Sobre o autor
Opa! Fala, meus consagrados. Me chamo Durval Henrique, mais conhecido por aí como Lavrudinho. Apaixonado pelo conceito de tiling window manager, entusiasta da tecnologia em geral e um projeto de desenvolvedor web.
Artigos
Postagens relacionadas
Notícias

NVIDIA contribui com drivers de código aberto

Notícias

Conheça as IA de código aberto lançadas pela Apple

NotíciasVídeo

Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa