Entenda o fim do Roblox no Linux
Notícias

Entenda o fim do Roblox no Linux

Por muito tempo, foi possível jogar Roblox no Linux, graças ao suporte não oficial ao Wine oferecido pela comunidade, que criou até mesmo softwares especializados. Entretanto, mudanças recentes no jogo bloquearam a modalidade e, segundo os desenvolvedores, é definitivo.

Segundo o portal GamingOnLinux, quem tenta jogar Roblox no Linux, encontra uma mensagem indicando que o Wine não é suportado. O problema ocorre mesmo no console Steam Deck, inclusive utilizando o Vinegar e o Grapejuice.

Entenda o fim do Roblox no Linux 1
Imagem: GamingOnLinux

Dias antes, um desenvolvedor informou num fórum “Vemos que (o Wine) está sendo utilizando para trapacear, é de partir o coração”. Ao ser questionado se isso significava que não vai mais ser possível jogar no Linux, respondeu “Sinto muito, mas você está correto. Infelizmente esgotamos nossas opções”.

Ele ainda explica que “O Wine é uma excelente ferramenta para engenharia reversa. Adicionalmente, precisamos desabilitar várias checagens de segurança para fazer o (sistema anti-trapaça) Hyperion funcionar no Wine. Isso permite as partes interessadas aprenderem muito sobre o funcionamento interno da ferramenta.”

Em outra postagem, o mesmo desenvolvedor conta que “Existem vários fatores (para bloquear o Wine). Por exemplo, a crescente detecção de trapaças utilizando o Wine, o grande número de vulnerabilidades divulgadas em fóruns pela internet e a dificuldade na manutenção. O Hyperion é um programa complexo, tivemos que introduzir vulnerabilidades a ele para permitir usar o Wine. Em última análise, qualquer empresa responsável deve avaliar se vale o esforço. Quem seria o responsável se algo der errado? O que o suporte não oficial realmente significa? Quantos usuários de outras plataformas são impactados negativamente por permitimos usar o Wine?”

Ao portal The Verge, a porta-voz oficial do Roblox, Samantha Spielman disse que “Não houve mudança no nosso posicionamento sobre bloquear especificamente o Linux ou o Steam Deck, uma vez que o Roblox nunca suportou essas plataformas oficialmente”. Ela completa “Estamos constantemente melhorando as funcionalidades do Hyperion, então é possível que algo que os desenvolvedores fizeram resultou no fim da compatibilidade com o nosso sistema anti-trapaça.”

Ninguém foi realmente pego de surpresa, graças ao histórico recente do Roblox deixando de funcionar e retornando ao Linux, mas é triste ver um título tão popular deixando de ficar disponível.

Esse posicionamento não é inédito, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, já declarou que o Fortnite não seria compatível com o Steam Deck, devido como o jogo funciona, pois um kernel modificado conseguiria vencer o sistema anti-trapaça. Em outra ocasião, comentou que apenas dezenas de milhões de usuários justificariam o suporte ao Linux.

Ainda assim, outros jogos competitivos famosos com sistemas anti-trapaça, como o Easy Anti-Cheat e o BattlEye, seguem funcionando normalmente no Linux, sem perder qualidade por isso, um exemplo é o Counter Strike 2. Pode ser uma questão de tempo até a tecnologia superar mais essa barreira.

Acompanhe as principais notícias da semana no mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!