Desde 2022 o ecossistema Apple permite utilizar o celular como webcam, mas a Microsoft quer trazer o recurso também para o Windows 11, utilizando a câmera de aparelhos Android.
A novidade já começa a ser distribuída para inscritos no programa Windows Insider, que recebe atualizações antecipadamente, com mais risco de acontecer algum bug. Dessa forma, podemos utilizar o poder da câmera do celular como webcam, ajudando em videoconferências, lives, aulas virtuais, na gravação de vídeos e muito mais.
Dentre as possibilidades que a ferramenta apresenta, a Microsoft ressalta em seu blog a habilidade de alternar entre câmera frontal e traseira, usar os efeitos disponíveis no celular, além de ajustar o comportamento durante alguma eventual interrupção na transmissão.
Segundo a empresa, são poucos requisitos para funcionar, como o celular ter o Android na versão 9 ou superior, com o aplicativo Vincular ao Windows instalado e atualizado.
Conheça uma solução similar para utilizar seu celular como webcam, mas open source, compatível também com Linux, o DroidCam!