Criador de V de Vingança fala sobre o Anonymous

Criador de V de Vingança fala sobre o Anonymous

Você com certeza conhece a imagem acima. O símbolo do Anonymous, grupo ativista hacker que vem realizando ataques sistemáticos a grandes empresas ao redor do mundo, é também a máscara usada pelo protagonista de “V de Vingança”, uma HQ lançada em 1982 de autoria do americano Alan Moore.

Para ele, o sorriso carismático de Guy Fawkes traz ecos de anarquismo, romantismo e espetáculo, valores que caíram como uma luva para o modo de ação do Anonymous. Os membros do grupo ativista afirmam lutar pelos oprimidos, pois eles mesmos fazem parte dessa massa. Está aí mais uma influência de “V de Vingança”.

Em um texto publicado pelo site da rede britânica BBC, Alan Moore afirma também ficar satisfeito ao ver sua obra sendo usada como símbolo para o radicalismo moderno. E deixa um alerta: alguns fantasmas nunca vão embora.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
GNOME arrecada mais de 1 milhão de dólares em 2018
Continue lendo

GNOME arrecada mais de 1 milhão de dólares em 2018

O projeto GNOME é um dos maiores no mundo Linux, engana-se quem pensa que apenas o Gnome-Shell (interface gráfica) é sua única atuação. São diversos projetos que englobam em um vasto e rico ecossistema. Não obstante, empresas e colaboradores investem na Fundação GNOME. Mesmo sendo uma organização sem fins lucrativos, dinheiro “ainda é o que move o mundo” e iniciativas open source, além da contribuição com código, necessita de recursos financeiros.