NotíciasUbuntu

Canonical precisa de um gato (um felino) para consertar um bug do Ubuntu

A título de curiosidade, hoje vamos falar sobre os reports de bugs do Ubuntu através do Launchpad, algo que é muito importante para a evolução de qualquer sistema.

Tem um gato no meu teclado!

Claro que a parte de “precisar de um gato” é brincadeira, mas você vai entender. A Canonical implementou o “Apport” no Ubuntu há algum tempo, é aquela janela que indica quando ocorre algum erro no sistema dando para você a opção de reportar o erro no Launchpad para que ele seja corrigido.

Explicação: O launchpad.net é um site mantido pela Canonical que abriga diversos projetos open source para que possam ser trabalhados de maneira cooperativa e disponibilizados para o Ubuntu através do nosso querido amigo PPA, o site possui várias ferramentas para ajudar no controle do desenvolvimento das aplicações e também para a correção de bugs de qualquer software, o próprio Ubuntu usa ele para corrigir os bugs da distro.

O que acontece muitas vezes é que alguns bugs são muito peculiares, coisas que acontecem com uma certa frequência entre os usuários costumaram ser corrigidas rapidamente, entretanto, bugs que aconteçam de maneira muito esparsa podem acabar indo de uma versão para outra sem correção simplesmente porque não tiveram volume o suficiente e porque nestes casos, o bug não foi reportado com detalhes.

Agora vem o gato

A Canonical recebeu no Launchpad o “report” de um bug que continha a seguinte descrição:

“Deixei o computador parado com a tela bloqueada e saí para almoçar, quando cheguei meu gato estava caminhando sobre o teclado, quando fui tentar acessar a máquina não era possível fazer o login, foi necessário dar um CTRL+ALT+BACKSPACE para reiniciar o X, então o sistema voltou a funcionar, porém acabei perdendo todas as janelas que estavam abertas”.

Os desenvolvedores brincaram com o caso dizendo que “Agora precisavam de um gato pra tentar replicar o bug para ver onde está o problema” , apesar do tom bem humorado eles levantaram uma questão interessante; para os interessados em reportar eventuais bugs que acorram no sistema para que os mesmos sejam corrigidos, quando for possível é bom informar a maior quantidade de detalhes possível, esse caso do gato é só um exemplo de algo que realmente complicado de se replicar para corrigir.

Ubuntu Cat

O bug foi assinalado como ativo e está sendo investigado pelos desenvolvedores, porém, ainda  há algumas dúvidas sobre que tipo de combinação de teclas específicas fez o LightDM travar, mas parece que antes eles vão ter que comprar um pouco de ração pra gatos e jogar no teclado.

Parece que o Ubuntu não é à prova de gatos, mais uma prova de que eles querem dominar o mundo!

Fonte

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!