Mozilla testa definir o Bing como buscador padrão do navegador Firefox
Notícias

Mozilla testa definir o Bing como buscador padrão do navegador Firefox

Você provavelmente conhece o Firefox, desenvolvido pela Mozilla Foundation, ele é o navegador padrão da maioria das distribuições Linux, além de ser bastante utilizado no Brasil para acessar os sites do governo.

O aplicativo está trazendo várias mudanças para melhorar sua usabilidade e embora faltem dois anos para o fim de seu contrato com a Google, alguns usuários já receberão o Bing como buscador padrão no navegador de internet.

Um pequeno estudo da Mozilla

Você provavelmente não deve ter sentido nenhuma diferença em sua navegação, mas no início deste mês a Mozilla implementou o Microsoft Bing como o buscador padrão para 1% dos usuários de sua versão desktop.

Segundo a Mozilla Foundation, esse teste é uma parte da otimização de experiência do navegador.

“Como parte da otimização da experiência do Firefox, realizamos estudos regularmente. No momento, estamos realizando um estudo que pode fazer com que alguns usuários percebam que seu mecanismo de pesquisa padrão foi alterado. Para voltar ao mecanismo de pesquisa de sua escolha, os usuários podem seguir estas etapas.”

Mozilla Foundation

O fim da era do Google?

O projeto do navegador Firefox historicamente possui alguns problemas para se autossustentar, além da  perda significativa de usuários, comenta-se até que parece estar entrando em extinção.

O que salva a Mozilla Foundation financeiramente são suas parcerias com empresas que desenvolvem buscadores, que pagam para tê-los como padrão do navegador, como o contrato com a Google de cerca de US$ 400 milhões anuais.

Embora ainda não existam indícios de que o contrato com a Google não será renovado em 2023, a Mozilla parece estar se preparando para o pior.

Firefox Suggest, por mais informações

Selena Deckelmann, vice-presidente sênior do Firefox, disse que a companhia está trabalhando em novos objetivos para curadoria e reunião de informações na web, como uma alternativa para que o usuário escape da sobrecarga de informações dos buscadores atuais.

Parte desta estratégia é o Firefox Suggest, que te oferece links relacionados a sua pesquisa que podem ser da Wikipedia ou outros parceiros, além de incluir resultados de busca patrocinados como, por exemplo, links do eBay.

Vale dizer que este recurso está disponível apenas para quem utiliza o navegador em inglês.

O que você acha dessa jogada da Mozilla? Você utilizaria o Bing por padrão no Firefox? Deixe sua opinião nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!