Governo alemão migra mais de 30 mil computadores para Linux
Notícias

Governo alemão migra mais de 30 mil computadores para Linux

Após um plano piloto de sucesso, o estado alemão de Schleswig-Holstein, ao norte do país, está migrando completamente do Windows e o Microsoft Office para o Linux, tornando o LibreOffice a solução oficial para trabalhos de escritório do governo.

Segundo o anúncio oficial, este é o primeiro passo rumo à soberania digital completa do país. “O futuro da administração da Alemanha está na nuvem, na automatização, em algoritmos baseados em dados.” , afirma o Ministro da Digitalização de  Schleswig-Holstein, “Como país, temos uma grande responsabilidade para com nossos cidadãos e empresas para garantir que seus dados sejam mantidos seguros, para isso, devemos garantir o nosso controle sobre soluções de TI que utilizamos e agir de modo independente.”

O programa de soberania digital do estado de Schleswig-Holstein se baseia em seis pilares:

  • Migrar do Microsoft Office para o LibreOffice
  • Mudar do Windows para Linux;
  • Substituir o Microsoft Sharepoint e Microsoft Exchange/Outlook para alternativas abertas, como o Nextcloud, Open Xchange/Thunderbird em conjunto com o conector Univention AD;
  • Conceber um serviço de diretório baseado em código aberto para substituir o Microsoft Active Directory;
  • Criar uma documentação sobre procedimentos de interoperabilidade com LibreOffice e Linux;
  • Desenvolver uma solução de telefonia baseada em código aberto para substituir a Telekom-Flexport.

Em curto prazo, a adoção do LibreOffice é obrigatória entre ministérios e autoridades públicas. O governo já está disponibilizando um programa de treinamento para funcionários.

O ministro completa que “Não temos que gastar o orçamento público apenas em taxas de licença, mas sim investir em serviços de programação, promovendo a economia digital nacional e criando empregos locais”.

A equipe do LibreOffice celebra a decisão do governo alemão, ressaltando que adotando sua solução, podem escolher de onde receberão o suporte, contribuindo com o financiamento de desenvolvedores locais para criar soluções personalizadas. Adicionalmente, conseguem manter total controle sobre o código-fonte, o funcionamento do software e a implementação em sua estrutura, protegendo os dados de ações escusas de empresas de softwares com código fechado.

Certamente a decisão traz mais atenção ao software livre, seu sucesso deve contribuir com a adoção por mais estados e até por outros países. A decisão ocorre após a comissão europeia de supervisão de dados descobrir que o Microsoft 365 aproveita brechas legais relacionadas à proteção de dados.

Fique por dentro das principais notícias da semana no mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!