Ubuntu 20.10 Beta lançado, confira as novidades

Ubuntu 20.10 Beta lançado, confira as novidades

O Ubuntu é um dos sistemas operacionais baseados em Linux com maior visibilidade, tanto na área de servidores quanto em desktops. Recentemente ele anunciou a versão beta de sua próxima versão 20.10, apelidada de Groovy Gorilla.

Com uma experiência de usuário simples e intuitiva, o Ubuntu ainda é o sistema operacional “queridinho” de vários usuários e produtores de conteúdo que utilizam Linux. 

Prepare um cafezinho, um pendrive bootável e venha conferir as novidades que o Ubuntu 20.10 oferece aos usuários.

Mudanças na instalação do Ubuntu

O processo de instalação é uma das primeiras coisas que temos acesso ao instalar qualquer sistema e o Ubuntu trouxe algumas melhorias para esse processo ficar cada vez melhor.

Novo ícone de instalação

A versão 20.04 LTS do Ubuntu trazia um ícone para o instalador bastante atípico, sendo que o mesmo não lembrava em nada o processo de instalação. Após seis meses, a equipe de design do Ubuntu decidiu trazer um ícone “novo” para o instalador ubiquity.

O novo ícone é bastante parecido com o de versões anteriores à 20.04, porém, ele passou por um redesign, trazendo o logo do Ubuntu e uma listra laranja próxima a agulha do HD, que lembra o processo de escrita de dados.

jbt3B AXg UEDnnt rLKy ZXDvIfkHJWjeOp9opUIag3xVGqtrwBHdLR1fsv2K8YcXQnDFh YiHLQw2XEfS NXMY2dNzhAOw12lUvIfjIkpJXQXD8EE t l6oCV fD q77BluO q

Active Directory na instalação

O Active Directory é uma ferramenta da Microsoft para gerenciamento de usuários de rede. A Canonical sempre soube lidar bem com esta tecnologia, tanto que eles possuem um “manual” ensinando a integrar o Ubuntu ao Active directory.

O Ubuntu 20.10 facilita ainda mais essa integração, oferecendo ao usuário a opção de ingressar em um domínio do Active Directory durante a criação do usuário. 

f1 r uHK74KTWYEXbARa2rJygJcVTcyWiHxxlkxf0UPa2

Caso o usuário não queira ingressar em um domínio, a instalação prosseguirá normalmente, porém, se o usuário marcar a opção “Use Active Directory”, uma tela de configuração será exibida e logo após a instalação prosseguirá. 

fPYRXJy7fkt9rkg

Caso você queira saber mais sobre esta adição no sistema, temos um post no fórum escrito pelo Ricardo (O Cara do TI) explicando o como funciona este suporte.

Melhorias na interface do Ubuntu 

Já faz bastante tempo que o Ubuntu utiliza do GNOME como sua interface principal e isso traz para o sistema todas as melhorias de design e novas funcionalidades da interface. Vamos falar um pouco sobre o que temos no “GNOME do Ubuntu”.

O novo Wallpaper do Ubuntu

Todo grande lançamento precisa de um ótimo wallpaper para acompanhar e com a versão Groovy Gorilla não poderia ser diferente. Depois de um felino que solta “lasers” de seus olhos, temos agora um Gorila de óculos escuros!

Ele continua trazendo a dinâmica de desenhos com formas geométricas que formam o charme do Ubuntu. Se você olhar bem, verá que temos a logo do Ubuntu no óculos, tornando este o segundo wallpaper padrão que inclui a logo desde 2005.

njzZBZlINTO8DskMRUukQYi9SJShygNL3Ta8gnDKFRCHk f2lxLpP tQEdvqO11BZVt4IOkcXrSWzOGRJC

Na minha opinião, o Wallpaper do Ubuntu 20.10 não desapontou em nada, trazendo uma identidade bastante marcante para esta versão. 

Botão de reiniciar na interface

Uma das novidades que o GNOME 3.38 trouxe foi a adição do botão reiniciar no menu que temos na barra superior do sistema. Embora possa parecer uma alteração fútil para alguns usuários, ela poupa bastante tempo para outros, evitando múltiplos cliques no sistema.

XRHKcL0ZI6rOzJmukJr5KwXVrZGTZj5wIu9TV09ClscWX5vI7TgTpu39vNMzyi8qK7gSfLzUUIyxzOKEDamlJuilfUmZd9NKvPZ3oV UbPAW5f8eoeC5GP5IodMC3B8yd1eRPREZ

Gaveta de aplicativos

Outra melhoria herdada do GNOME, foi na gaveta de aplicativos que agora permite  reorganizar os ícones ao gosto do usuário, de forma semelhante aos dispositivos Android. Além disso, a aba de aplicativos recentes foi removida, já que o usuário pode definir as aplicações principais colocando-as no topo da interface.

R

Embora eu ache essa função bastante interessante, sinto que poderia haver uma pequena melhoria. Ao reorganizar os ícones em pastas, senti que o GNOME poderia arrastar automaticamente as aplicações que estão em outras páginas para os espaços vazios, ou oferecer essa opção ao menos.

As pastas da gaveta de aplicativos também receberam algumas melhorias e agora exibem apenas 9 aplicações por página, de forma semelhante ao que temos em dispositivos Android atualmente.

DZwcn7pkEHjB zggrgKwdFA2 g2uy0CB4Qn2SIbPIFrvAwuawOJvl7L0AZBYjT9UMs 8tRj 0EEnmoDVtwWkj4zt6MWiAJMHtdKzViguF7 zazaVGKs

Aplicativos incluídos do Ubuntu 20.10

A seleção de aplicativos do sistema é uma das coisas que mais me agrada, já que podemos sempre optar por uma versão “mínima” do Ubuntu que vem apenas com o essencial para o funcionamento do sistema.

O Ubuntu 20.10 traz a série 450 de drivers NVIDIA e a versão 20.1 do Mesa Driver, além disso também temos o navegador Mozilla Firefox 81, o cliente de e-mail Thunderbird 78 e a suíte de escritório Libre Office 7.0.

Os problemas do Ubuntu 20.10 Beta

Bem, toda distribuição possui problemas, porém eles podem ser contornados ou imperceptíveis para alguns usuários. Vou citar alguns dos problemas que eu notei durante o uso do sistema.

Snap Store, o calcanhar de aquiles

Eu sou um usuário Linux bastante aberto aos novos formatos de empacotamento e gosto bastante principalmente dos Snaps, porém, um dos maiores problemas que eu tenho ao utilizar o Ubuntu se trata da Snap Store que é a central de aplicativos padrão do sistema, ao menos por enquanto.

Ao instalar as aplicações que compõem o meu workflow, como o Google Chrome e Notion que estão em formato .deb, eles são redirecionados a Snap Store que não oferece suporte para esse tipo de formato, me fazendo recorrer ao terminal para instalar os pacotes.

A solução mais prática ao menos para mim é remover a Snap Store e instalar a GNOME Software, que além de oferecer o suporte a aplicações em Snap, também gerencia o repositório da distribuição e aplicações em Flatpak.

Caso você queira apenas um programa para instalar as aplicações em formato .deb no sistema, veja como instalar o Eddy no Ubuntu. Se você preferir o Gdebi, basta rodar o seguinte comando no terminal:

sudo apt install gdebi -y

O famoso tema dark do Ubuntu

Dentro da aba aparência nas configurações do sistema, temos a opção de utilizar o sistema no tema claro, padrão ou escuro, porém mesmo ao escolher o tema escuro, alguns elementos da interface (principalmente os contidos na barra superior) continuam com o tema claro.

dRIvgGdKZc2OWq0NCQ5q9H SWZJJOmKYtu8CtGl eV5zNRFahAUPwMjjsxuUvqxUJGk7MedlYGQyWo0JnWL9DhyOE3ilu hXWpd2D2HZJgBp0d 1VQIhPTWCu2kvQuE5pRW1 dyi

A solução que eu encontrei foi alterar o tema do shell através do GNOME Tweaks utilizando a extensão User Themes, porém, a equipe do Ubuntu poderia resolver esse pequeno problema na interface do sistema até o lançamento oficial.

Download do Ubuntu 20.10 Beta

Caso você queira testar a versão 20.10 do Ubuntu, basta realizar o download através de seu site oficial

A versão final do Ubuntu Groovy Gorilla deve chegar ao final deste mês e caso você tenha a versão beta instalada, bastará atualizar o sistema até lá!

O que você achou desse lançamento do Ubuntu? Você pretende testar a versão beta? Deixe pra gente nos comentários!

Um bom dia, tarde ou noite e até o próximo artigo!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Como instalar o tema Stupendously Hot Charmander no Ubuntu
Continue lendo

Como instalar o tema Stupendously Hot Charmander no Ubuntu

Em 2015 nós mostramos aqui um projeto conceitual chamado "Charmander Projetc", ele era uma sugestão visual para o Ubuntu com Unity muito bonita e agradável aos olhos. O que era só um conceito começou a ser passado para a realidade e atualmente já temos um tema disponível para testes que ainda está sendo aprimorado, mas que já está muito bonito.