Pacotes Snap estão chegando para ser o padrão do Ubuntu 18.04 LTS

Pacotes Snap estão chegando para ser o padrão do Ubuntu 18.04 LTS

Em Abril do próximo ano teremos o lançamento do Ubuntu 18.04 LTS, a próxima versão com longo tempo de suporte fornecido pela Canonical. Os desenvolvedores do Ubuntu estão pensando em trazer todo o “Core” de aplicativos GNOME para o sistema no formato Snap.

O interessante dos pacotes Snap é que eles não dependem de dependências (é redundante, mas é assim mesmo), desta forma o Ubuntu 18.04 LTS poderá usar as aplicações GNOME sempre nas últimas versões, ou nas versões que a Canonical quiser, sem se preocupar com compatibilidade.

Leia também: Entenda os pacotes Snap

É claro, com aplicativos Snap, qualquer aplicativo se encaixa nessa descrição poderá ser utilizado da mesma forma, sem necessidade de se preocupar com versões de bibliotecas e compatibilidade. A intenção dos desenvolvedores é que todos os aplicativos que compõem o núcleo GNOME (que agora é o padrão do Ubuntu) sejam distribuídos em Snap, futuramente até mesmo o Kernel Linux do Ubuntu poderá ser distribuído dessa forma.

Distribuições como o Kubuntu, KDE Neon e Ubuntu MATE também se mostraram favoráveis para usar este tipo de tecnologia em seus programas, o Ubuntu MATE 17.10, inclusive, já está usando um pacote no formato Snap, o servidor de áudio Pulse Audio.

No ano que vem provavelmente teremos as primeiras distros a lançarem softwares no formato Snap e Flatpak, algo que eu acredito que tem o poder de revolucionar a forma que os programas para Linux, de uma forma geral, são distribuídos.

Até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Euro Truck Simulator 2 para Linux
Continue lendo

Euro Truck Simulator 2 para Linux

Quem gosta de simuladores não pode deixar de conhecer um dos melhores jogos do gênero, Euro Truck Simulator 2 tem muitos fãs por todo o mundo e você pode jogá-los no Linux.
O Governo NÃO vai trocar política de Software Livre por produtos da Microsoft
Continue lendo

O Governo NÃO vai trocar política de Software Livre por produtos da Microsoft

Talvez quando eu fiz o vídeo falando sobre o assunto eu não tenha sido eloquente o suficiente para me fazer entender, mas como eu vi muitas pessoas lutando contra um espantalho, eu resolvi escrever este artigo para explicar de maneira simples o porque do Governo Federal não estar trocando Software Livre por produtos da Microsoft... Não é tão ruim quanto parece, mas também não é bom.