Sistemas operacionais

Trabalhando com revenda de servidores Linux

Meu pai sempre dizia que “o cavalo não passa selado duas vezes”, fazendo referência a não perder oportunidades, não é bem o caso do artigo de hoje, afinal, você não simplesmente perderá uma oportunidade, o que não faz ela menos interessante e proveitosa.

Em tempos onde todos buscam uma renda extra, paralela, e que ajude nas finanças, empreendedores podem deixar uma oportunidade como esta passar por falta de conhecimento, e ninguém quer isso, certo?

Revenda de servidores é um recurso que existe há bom tempo e é muito acessível, talvez mais do que você imagine, permitindo que você comece a sua própria empresa.

Não é incomum recebermos currículos de pessoas aqui no Diolinux, muitas delas estão justamente em busca da dita “renda extra”, e de preferência, sem sair de casa. Existem muitas formas de trabalhar o empreendedorismo digital hoje em dia, a revenda de hospedagem pode acabar sendo uma solução interessante e viável para várias pessoas com algum conhecimento nesta área, por isso, vamos explorar um pouco mais este assunto.

O que é revenda de servidores?

Se fossemos comparar com carros, seria algo parecido com táxis ou o Uber. Imagine que você tem uma frota de carros, você aluga estes carros para outras pessoas dirigirem e outras pessoas alugam os carros para serem transportadas, esses seriam os passageiros.

No caso da revenda de servidores, temos uma empresa que possui uma imensa infraestrutura para atender seus clientes diretamente, mas tem tanto desempenho, espaço e estrutura “sobrando” que pode se dar ao luxo de alugar parte da sua infraestrutura para que outras pessoas revendam e tomem conta. De forma simples é isso que acontece com a revenda da HostGator por exemplo, mas é claro que existem mais detalhes por trás disso.

Geralmente os clientes da HostGator estão em busca de uma boa hospedagem, mas e se você comprasse servidores para você vender para os seus clientes? Como isso é possível?

É exatamente aí que entra o plano de revendas. Você pode comprar o acesso a um painel de controle que te dá possibilidade de gerenciar o seu próprio serviço de hospedagem, criando planos diferenciados para oferecer para os seus clientes, incluindo preços diferenciados.

Uma chance para profissionais e não profissionais

É interessante observar que se você é um SysAdmin com experiência, que está desempregado ou quer uma renda extra, ou alguém que simplesmente gosta de trabalhar com Linux, servidores e relacionados, esse tipo de ferramenta pode cair como uma luva.

Profissionais de TI

Afinal, você até pode não ter acesso físico aos servers, mas por um preço consideravelmente baixo você consegue ter acesso a uma infraestrutura sólida sem precisar se preocupar com espaço, refrigeração, hardware, ou qualquer outra coisa, podendo focar no seu negócio.

Para pessoas com menor experiência ou em busca de um primeiro emprego, ao invés de esperar que algo caia do céu, pode ser uma chance de criar o seu próprio empreendimento.

Na cabeça das mentes criativas a revenda de servidores de hospedagem pode ser ou não o seu produto principal. Um desenvolvedor pode oferecer o seu próprio serviço de hospedagem, com seu logotipo, seu DNS com nome personalizado para o seu cliente como um extra, afinal, ele iria precisar trabalhar com alguma hospedagem de qualquer forma, por que não alguma que ele mesmo controle, não é?

Para facilitar, dentro da HostGator, para o caso das pessoas sem experiência, você pode usar o criador de sites que nós mostramos em um outro vídeo do canal para aumentar ainda mais as possibilidades de levantar algum valor.

Reconhecendo o mercado e atuando

Vamos precisar fugir um pouco do meio técnico da revenda de servidores para entender a implementação do empreendedorismo relacionado a isso. Podemos “pintar” vários cenários diferentes para trabalhar neste ramo, por isso é difícil especificar algum com todas as variáveis possíveis, entretanto, vou dar um exemplo perfeitamente aplicável na cidade onde eu moro, tenho certeza que muitos leitores do blog se encontram em uma condição semelhante.

Analisando o mercado

Minha cidade é pequena, tem um fluxo de pessoas que gira em torno de 60 mil, sendo que 40 mil pessoas são consideradas pelo senso estatístico como “fixas da cidade”. É um pouco atrasada tecnologicamente de forma geral, existem sim, várias pessoas e empresas por aqui que trabalham com primor no setor, mas de forma geral, o povo é leigo do assunto. 

Para se ter uma ideia, existem empresas de informática na cidade que ainda usam Ubuntu 8.04 em seus servidores e que não conseguem fazer nada além de formatar computadores com Windows, se precisar trocar uma peça, provavelmente terá de procurar outro local. Todos buscam redução de custo, otimização e performance, mas a maior parte não sabe onde encontrar isso.

Olhando para este cenário, eu vejo um potencial imenso de exploração, se eu fosse bater de porta em porta, eu reconheceria que (chutando), no mínimo 60% das empresas tradicionais da cidade não possui sequer um site, muito menos tem preocupação com hospedagem, DNS, SEO, etc, etc.

De modo que alguém que decidir atuar na área de revenda de servidores por aqui pode ser uma boa vantagem, oferecendo serviços completos e uma estrutura de primeira, como a da HostGator, podendo colocar valores diferenciados, afinal, vale a lei da oferta e da procura, mas além disso, uma coisa que pode ser considerada um grande diferencial numa cidade com este perfil, o fornecedor do serviço está perto. Por incrível que pareça, ainda existem muitas pessoas conservadoras quando se trata de confiar em serviços de pessoas que não moram na mesma cidade, qualquer que seja o serviço.

É claro, uma revenda não se limita a sua cidade, trabalhando através de meios digitais “o céu o limite”, inclusive internacionalmente, entretanto, nesse caso você deve criar um combo para ter alguma relevância, saindo do modo local de trabalho você pode acabar concorrendo diretamente com outras empresas, incluindo a própria HostGator, de modo que o serviço que você oferecer precisa contar alguns diferenciais, como por exemplo, você cria um site básico para o cliente, você oferece suporte via WhatsApp, você trabalha com design e pode criar identidades visuais, etc. Aqui cabe a sua criatividade.

Nada é fácil, tudo é possível.

As ferramentas disponíveis

O pessoal da HostGator é um grande parceiro aqui do blog e eles nos forneceram acesso a essas ferramentas para revenda dentro do plano médio, mas pelas comparações que podem ser feitas, até mesmo os planos básicos podem servir.

O Serviço

Na modalidade de revenda, você pode hospedar vários sites diferentes no mesmo plano e eles possuem algumas diferenças entre si que vamos comentar logo mais. Apesar de eu estar falando de empreendimento aqui, esse tipo de plano pode servir também para quem precisa simplesmente hospedar muitos sites, tornando-se mais viável do que ter uma conta diferente para cada, menos boletos, menos complicação, mais eficiência.

Falando de recursos, ao se tornar um revendedor de sites na HostGator, você poderia criar um site para a sua revenda gratuitamente através da ferramenta de criação de sites automatizado da empresa, mas é claro, você também pode colocar o seu site você mesmo no ar. Outra coisa legal é você pode ter um e-mail com o seu domínio e oferecer isso aos seus clientes também. Como eu já havia mencionado antes, esses planos de revenda também permitem que você crie planos próprios, com os recursos que desejar, para vender pelo preço que desejar, dando-lhe muito controle sobre o seu projeto.

Como você terá apenas acesso remoto ao hardware dos servidores, o suporte funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana para te ajudar, tirar as suas dúvidas, ou, enfim, lhe dar suporte. 😀

Ferramentas gratuitas

Uma das coisas mais legais, de longe, é o acesso ao WHM da HostGator de forma grátis, ele é o painel de controle simples e intuitivo que lhe permitirá gerenciar a sua empresa de hospedagem. Você pode, através dele, oferecer aos seus clientes acesso aos seus próprios cPanel, para que os mesmos criem e modifiquem seus sites, gerenciem seus domínios e subdomínios, contas de e-mail e mais, tudo isso sob o seu controle.

Além disso, por lá você pode configurar coisas adicionais que você pode querer oferecer aos seus clientes, como domínios grátis, certificados SSL, etc. Tudo isso é escalável, ou seja, na medida que o seu negócio crescer, você pode expandir ainda mais mudando de plano e quem sabe chegar ao ponto de receber um plano especial, específico para a sua necessidade.

Além de tudo o que foi comentado até agora, o plano de revenda de hospedagem da HostGator também possui as seguintes funcionalidades, recursos e garantias:

  • Domínios, subdomínios, contas de e-mail, bancos de dados MySQL e contas FTP ilimitadas;
  • Painel de controle de fácil utilização;
  • 99,9% de uptime garantido, para o seu projeto não sair do ar;
  • Servidores de DNS privados, com base no seu domínio.

Várias coisas são grátis também no plano deles, que em outros lugares geralmente é pago, como:

  • Criador de sites;
  • WHMCS para gestão de clientes e cobranças;
  • Revenda de domínios na Reseller Club;
  • Certificado SSL, etc.

Já dentro do seu painel de controle WHM você pode:

  • Criar os seus planos com diferentes armazenamentos, tráfego mensal, entre outros;
  • Monitorar o Status do Servidor;
  • Modificar senhas, DNS, criar e excluir contas;
  • Customizar o painel de controle do seu cliente com o seu Logo;
  • Trabalhar com clusters e mais.

Através do cPanel você pode usar o instalador automático da HostGator e criar a instalação base para lojas virtuais, blogs, sites, fóruns, criar formulários e outros. Você terá acesso a  estatísticas com site através do AWStats, Webalizer, logs de acesso e também os de erro.

Quem é programador vai gostar de saber que você tem fácil acesso a um número ilimitado de bancos de dados MySQL com acesso ao phpMyAdmin, além de linguagem de programação com CGI, Fast CGI, PHP, Ruby (on Rails), Perl, Python, entre outras mais, ainda existem os módulos de programação como Curl, CPAN, lib GD e ImageMagick e para finalizar, você pode controlar tudo isso via SSH e ainda agendar tarefas via Cron (Manjar de Linux é uma boa nesse caso, eles geralmente usam CentOS como distro).

Tudo isso que foi mencionado até agora entra no suporte ao cliente da HostGator, você só terá que se preocupar em dar suporte para os seus próprios clientes. Ainda temos a parte de cuidado ambiental, a HostGator investe em energia Eólica para neutralizar as suas emissões de carbono, além de comprar créditos de energia renovável

Se você chegou até aqui…

… é porque o assunto lhe chamou a atenção, e não é para menos, realmente é uma ótima oportunidade com baixo risco, se “tudo der errado”, você simplesmente encerra a sua conta e não tem milhares de dólares em hardware parado.

Para deixar as coisas ainda melhores, através do Diolinux você terá acesso a uma oferta para revenda de servidores na HostGator ainda melhor, ao acessar os planos de revenda da empresa, na hora de fechar a sua compra, insira o cupom “DIOLINUX”, sem as aspas, e você terá 50% de desconto para experimentar e começar o seu novo empreendimento.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte da HostGator, são vários atendentes, fóruns, com artigos e tutoriais em vídeo sobre cada produto para te ajudar, e você ainda tem o sistema de tickets.

Boa sorte, até a próxima! 🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!