Terminal Linux Básico – Aprenda os principais atalhos para aumentar a sua produtividade

Terminal Linux Básico - Aprenda os principais atalhos para aumentar a sua produtividade

Conheça os principais atalhos no teclado para se usar um terminal Linux, com estas dicas a sua produtividade vai aumentar com toda a certeza.

Confira algumas dicas para agilizar a sua vida no terminal Linux

Ah o terminal! Que belo programa você é! Eu acho extremamente válido explicar, especialmente para iniciantes, o quanto o terminal pode ser uma ferramenta útil, isso mesmo, ele não é complicado, muito pelo contrário, ele é simples.

Hoje em dia com distros como Ubuntu e Linux Mint o terminal se tornou de vez o que sempre deveria ter sido, uma ferramenta poderosa para quem quer usá-la e não o único modo de fazer as coisas.

Como você está lendo este artigo eu presumo que você deseje saber um pouco mais sobre o terminal e usar ele de forma mais tranquila, existe muito material que você pode ler e ver também, como este vídeo onde eu mostrei os comandos básicos do terminal do Ubuntu.

As teclas de atalho podem ajudar muito na sua produtividade, então vamos listar aqui algumas teclas de atalho que você poderá utilizar em qualquer distro Linux que use:

Ctrl-A: Leva o Cursor ao início de linha

Ctrl-E: Leva o cursor ao fim da linha.

Ctrl-B: Volta um caractere.

Alt-B: Uma palavra para trás.

Ctrl-F: Avança um caractere.

Alt-F: Avançar uma palavra.

Ctrl-U: Apaga todos os caracteres da posição do cursos para trás.

Ctrl-K: Apaga todos os caracteres da posição do cursor para frente.

Ctrl-Shift-V: Colar o texto da área de transferência .

Ctrl-Shift-C: Copie o texto para área de transferência.

Ctrl-L: Limpa a tela.

TAB: Completa os comandos e nomes de arquivos e diretórios.

Estes são alguns dos atalhos que eu conheço e que eu mais uso, você conhece mais alguns? Então acrescente as informações através dos comentários para deixar o artigo ainda mais completo.

Leia também:

4 recursos do APT-GET que você não conhece

É isso aí, até a próxima!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Descoberto Cavalo de Troia para Linux
Continue lendo

Descoberto Cavalo de Troia para Linux

A empresa russa de tecnologia de segurança, a Dr. Web anunciou ter encontrado um troiano capaz de roubar passwords em plataformas de Linux, bem como nos Mac OS X. Os detalhes sobre o Wirenet.1 e a sua técnica de disseminação são escassos, por agora.
Novo pack de Wallpapers do Ubuntu 17.10 é liberado
Continue lendo

Novo pack de Wallpapers do Ubuntu 17.10 é liberado e agora “acertaram” no design

Eu sei que existem pessoas que não dão a mínima para estes detalhes, afinal, basta trocar o papel de parede que vem por padrão se não gostar, certo? Certo. Entretanto, eu acredito que o "diabo está no detalhes" e um simples wallpaper bem feito ajuda a compor a identidade visual do sistema, vide as "sierras" no macOS, ou a "Window" cheia de luz no Windows 10.
Como instalar o Ubuntu no modo OEM
Continue lendo

Como instalar o Ubuntu no modo OEM

Você já pensou em como são configurados os computadores que compramos nas lojas? Logo que você liga ele pela primeira vez o sistema está todo instalado e configurado mas mesmo assim você pode criar no momento da inicialização o seu usuário e colocar a senha que você desejar, este é o modo de instalação OEM (Original Equipment Manufacturer) e nós vamos aprender a instalar o Ubuntu desta forma hoje.