Como fazer vídeo chamadas pelo Skype Web no Linux

Como fazer vídeo chamadas pelo Skype Web no Linux

Fazer chamadas de vídeo ou áudio pelo Skype Web através do Linux ainda não é possível nativamente, existem apenas plugins para Windows e para Mac, porém, hoje vamos te ensinar um “hackzinho” para usar este recurso sem precisar instalar o plugin, tudo o que você vai precisa é do Firefox.

Quanto mais o tempo passa mais eu me convenço de que poderia viver praticamente só com WebApps. Hoje em dia praticamente toda a minha produtividade é baseada neles. Aí, por querer fazer uma experiência, nesta semana deixei o aplicativo do Skype Desktop de lado para testar um WebApp através do Google, a interface é muito mais bonita do que a versão para Linux, como você pode ver aqui, além disso tudo funciona bem, tem notificações na Área de trabalho e tudo, porém, a função de chamadas não funciona nativamente e nem sequer possui um plugin para Linux para que eu possa habilitá-la.

Para contornar o problema das chamadas, que nem é um recurso que eu uso tanto mas é bom ter a disposição afinal os clientes utilizam, eu pesquisei um pouco pela internet. Descobri que o novo browser da Microsoft, o Edge, possui integração nativa com o Web Skype e por ele o recurso de chamadas funciona nativamente sem a necessidade de plugins, tentei pesquisar para saber o que o browser tinha de diferente em relação aos demais do mercado para entender o que fazia o Skype Web funcionar e não encontrei nada profundo, aliás, é algo tão estúpido… o site apenas verifica o nome do browser para liberar o acesso sem o plugin… no melhor estilo:

“- Qual seu nome?

 – Edge.

 – Blz, então pode acessar.”

Desta forma nós só precisamos mudar o User-Agent do navegador e BING! Ops, BINGO!!! 😀

Essa técnica vai funcionar em qualquer sistema operacional, por consequência no Linux também.

Depois que eu descobri isso comecei a procurar complementos que permitissem mudar o Usar-Agent do Chrome para o Microsoft Edge, encontrei apenas um com este recurso, porém, o mesmo não se mostrou eficaz, por conta disso parti para o Firefox e nele sim encontrei um plugin capaz de fazer a “mágica”.

Quer ver como funciona?

1 – Abra o seu Firefox e através dele acesse este endereço (clique aqui). Instale o complemento disponível nesta página.

2 – Depois de instalar o complemento você verá que um novo ícone aparece no seu Firefox, clique nele e mude através do seletor o User-Agent do navegador para “Windows/Edge”.

PLSvK63wk

3 – Agora acesse o site web.skype.com e logue-se com a sua conta.

4 – Uma vez dentro do site você verá que os ícones de chamadas de vídeo e ligações já aparecem como opções, o Firefox vai te perguntar sobre a integração com microfones e notificações na Área de trabalho para melhorar a sua experiência, basta confirmar.

Skype Web com vídeo chamadas no Linux

E é isso! Eu ainda prefiro usar o WebApp pelo Chrome, mas de qualquer forma, se for preciso fazer uma chamada através do navegador eu já sei como posso fazer sem precisar sair do Linux, e claro, agora você também sabe! 🙂

Obviamente o Skype não é a única forma de fazer chamadas, existem várias, mas como eu disse antes, ele é um programa que muitas empresas costumam utilizar, então, quem paga as contas é que define o meio muitas vezes.

Agora é a sua vez, se você gostou da dica, compartilha para mostrar  a mais pessoas, pode ser que alguém esteja com esta dificuldade e assim você vai poder ajudar.

Até a próxima! 


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Instalando o básico para programar em Java no Ubuntu e Linux Mint
Continue lendo

Instalando o básico para programar em Java no Ubuntu e Linux Mint

Quando se está aprendendo uma linguagem nova de programação podem surgir muitas dúvidas, uma delas é: quais softwares eu devo instalar na meu computador? Aqui vamos apresentar a maneira mais simples (embora bastante completa e instalar o necessário para programar em Java) no Ubuntu. Antes que eu esqueça: quando eu falar em Java e JDK (mais a frente eu explico o que é), estou me referindo ao mesmo software.
Como ativar leds de teclado gamer no Linux
Continue lendo

Como ativar leds de teclado gamer no Linux – CMSTORM DEVASTATOR

Existem alguns teclados gamers de baixo custo que possuem retroiluminação, o chamado "backlight", porém, eles podem não funcionar corretamente no Linux, pelo menos não de forma automática. Agora você vai ver como deixar "o seu teclado aceso", no exemplo utilizamos um teclado CMSTORM DEVASTATOR da Cooler Master.
5 programas para você gerenciar suas finanças no Linux
Continue lendo

5 programas para você gerenciar suas finanças no Linux

Gerenciar o nosso tempo e o nosso faturamento pode fazer total diferença entre uma vida financeira saudável e uma meio "capenga", as vezes é complicado lidar com tantos números e não são todas as pessoas que tem aquela habilidade de organizar tudo em planilhas ou de cabeça, então aqui vão 5 programas que você pode usar para gerenciar suas finanças no Linux.