Sistemas operacionaisUbuntu

Conheça o novo instalador do Ubuntu

Instalar um sistema operacional no computador deixou de ser uma tarefa difícil há muito tempo, já que os instaladores tanto no Linux, quanto em outros sistemas, ficaram mais simples e didáticos ao longo do tempo.

Após vários anos utilizando o instalador Ubiquity por padrão, a Canonical decidiu que é hora de trocá-lo para algo mais moderno e amigável para os novos usuários que será desenvolvido em Flutter.

Curioso para saber sobre este novo instalador? Então prepare sua bebida favorita, sente-se confortavelmente e vamos falar sobre o Ubuntu.

Flutter, o novo queridinho do Ubuntu?

A equipe do Ubuntu revelou que seu novo instalador utilizará o Flutter, um kit de desenvolvimento open source criado pelo Google. Isso não foi nenhuma surpresa, visto que a Canonical e o Google fizeram uma parceria para trazer a tecnologia para o Linux.

Também foi anunciado pela Canonical que o Flutter será a escolha padrão para desenvolver os futuros aplicativos que virão no Ubuntu.

O que mudou no novo instalador do Ubuntu?

O processo de instalação ganhou algumas telas extras, que visam auxiliar os usuários em certas partes da instalação, que são um pouco mais complicadas, como desativar o BitLocker e o Intel RST (Rapid Storage Technology), caso o usuário realize dual boot com o Windows 10.

image 16
image 17

Conectando…

Após a escolha do layout de teclado, temos a tela de conexão com a internet, caso você deseje conectar seu Wi-Fi para auxiliá-lo com a seleção do fuso horário ou a instalação de softwares proprietários.

image 18

Particularmente, eu gostei bastante do design dessa nova tela de conexão. Ela possui as opções mais visíveis que a antiga, como, por exemplo, a conexão a uma rede Wi-Fi oculta.

Desativando o secure boot

Caso o usuário deseje instalar os drivers proprietários, uma tela de desativação do Secure Boot aparecerá (caso o computador esteja com essa função ativada). Basta adicionar uma senha e digitá-la no próximo boot.

image 19

Particionamento de disco

A tela de particionamento de disco teve uma mudança significativa, deixando os detalhes mais à mostra para que o usuário possa acessá-los.  Ao lado esquerdo temos a visão das partições existentes no disco, enquanto à direita, temos as configurações da partição.

image 20

Após terminar as configurações de particionamento, será mostrada uma nova tela que avisará ao usuário que as mudanças serão realizadas, dando a ele uma chance de revisar se tudo está correto.

image 21

Configurando o usuário

Após clicar em “Iniciar instalação”, você irá se deparar com as mesmas telas “Onde você está?” e “Quem é você?” que estão no Ubiquity para configurar o fuso horário e o usuário que irá utilizar o sistema.

O login para o Active Directory parece ter sido movido para uma página separada e opcional.

image 22

Instalação completa

Quando a instalação for concluída, o instalador irá abrir uma página avisando ao usuário que o processo terminou, oferecendo a ele duas opções: reiniciar ou desligar o computador.

image 23

Quando irei receber o novo instalador?

O novo instalador será implementado no Ubuntu 21.10 a tempo de ser testado para substituir o Ubiquity na versão 22.04 LTS do sistema. Caso você esteja curioso para ver o andamento do projeto, ele está disponível no GitHub da Canonical.

Você utiliza Ubuntu? O que acha desse novo instalador? Deixe sua opinião para nós nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoSistemas operacionais

    Conheça 7 recursos do novo COSMIC

    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    VídeoSistemas operacionais

    Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)