Diferenças no ARM32 e ARM64 para os programadores Linux

Diferenças no ARM32 e ARM64 para os programadores Linux

Linus Torvalds afirmou que na LinuxCon Europe que 2016 será o ano dos processadores ARM nos laptops. Mas alguma coisa muda quando se trata da programação de 32 para 64 bits?

Diferenças no ARM32 e ARM64 para os programadores Linux

Hoje os processadores ARM estão muito presente no nosso dia a dia (coisa que não era tão comum assim) devido seu uso nos smartphones e tablets. Quando o assunto foi a arquitetura ARM, na LinuxCon Europe 2015, Linus respondeu:

Estou feliz de ver que o ARM está fazendo progresso. Um desses dias, terei uma máquina com ARM. Disseram que esse ano, mas talvez seja ao que vem. 2016 será o ano do laptop ARM.

Lentamente, os Chromebooks estão tomando o mundo, e grande número dos Chromebooks estão equipados com ARM. Muitas pessoas que compram o Chromebook não se importam qual processador está la desde que funcione, assim o ARM está se espalhando.

Mas se tratando de ARM de 32 bits e de 64 bits, há certas diferenças. O site EDN Network publicou um artigo debatendo sobre esse assunto que certas diferenças podem afetar no comportamento do software.

Figura-com-as-diferenças-de-arquitetura-arm

Caso você seja um programador Linux trabalhando com ARM (ou pretende ser um), talvez você queria saber essas diferenças. Também há um slide no Linux Plumbers Conf relatando a migração de código de ARM para ARM64.


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste
Remix OS - O Android para computadores é descontinuado
Continue lendo

Remix OS – O Android para computadores é descontinuado

Uma notícia ruim para as pessoas que gostaram da proposta do Remix OS, um sistema operacional baseado no Android que trazia uma interface amigável para ser utilizada em computadores tradicionais, assim como um Kernel Linux modificado para tornar o Android compatível com processadores de arquitetura x86. O sistema foi declarado como descontinuado pelos desenvolvedores.