Elementary OSSistemas operacionais

10 aninhos de elementary OS!

O elementary OS é uma das distribuições mais fáceis e bonitas do mundo Linux, ideal para usuários que vem do Mac OS ou desejam uma experiência diferente do padrão que temos no Windows.

Atualmente baseado no Ubuntu 18.04 e com uma versão baseada no Ubuntu 20.04 em desenvolvimento, utiliza uma interface gráfica desenvolvida pela própria equipe, o Pantheon Desktop, que tem sido uma ótima opção para os usuários de Linux ao redor do mundo.

A distribuição recentemente completou 10 anos desde o lançamento de sua versão 0.1, com codinome “Júpiter” e é claro que uma data como essa não poderia passar batida pelo blog Diolinux (que inclusive também completou 10 anos).

Uma marca memorável

Não é todo dia que um projeto faz 10 anos e durante o lançamento de sua versão 0.1, o sistema trazia o slogan “Vai ser enorme” e 10 anos depois, podemos dizer que o projeto realmente é grande.

jupiter

Atualmente o elementary OS é composto por mais de 130 repositórios de código aberto no GitHub, possui um ambiente desktop reconhecido pela Free Desktop Org  e traz mais de uma dúzia de ferramentas próprias, dentre elas uma loja de aplicativos exclusiva, com aplicativos desenvolvidos especialmente para o sistema operacional.

Além disso, vale lembrar que o elementary OS já está sendo enviado como sistema operacional pré-instalado em vários desktops e laptops ao redor do mundo.

Uma grande trajetória

Com 10 anos de história, sabemos que o elementary OS teve um longo trajeto para ser o sistema que é hoje. Seu primeiro lançamento trazia o ambiente do GNOME 2 com seu tema de ícones, o aplicativo “Docky” e alguns aplicativos caseiros.

Com a dedicação em fornecer um sistema com todos os aplicativos nativos em GTK, ele inicialmente trazia como aplicativo principal um fork do gerenciador de arquivos do GNOME que se tornaria o atual “Pantheon-files”.

Install pantheon file manager on Ubuntu

Além dessas mudanças, na época de seu lançamento não havia muitas distinções entre ele e o Ubuntu 10.10, porém, vale lembrar que em seu início o projeto Ubuntu era apenas um Debian customizado.

O nascimento de uma nova interface

Com a chegada da versão 0.2 do elementary OS que tinha o codinome “Luna”, uma das principais mudanças que tivemos foi a interface, que deixou de ser o antigo GNOME 2, para dar lugar ao Pantheon Desktop.

luna

A interface ainda continha vários componentes do GNOME, porém, já estava bem mais produzida e o sistema trazia mais alguns aplicativos “caseiros”, além do recém-lançado “Plank”, o aplicativo de dock padrão do sistema.

Pay-what-you-want, uma evolução no projeto

Para o lançamento da versão 0.3 do sistema, que tinha o codinome “Freya”, além de funções como não perturbe, proteção de pastas no terminal e outras melhorias no sistema, a equipe viu uma oportunidade de transformar o elementary OS em um negócio.

O design do site foi alterado para o visual que temos hoje, onde para baixarmos o sistema de forma gratuita, precisamos de colocar o valor 0 (zero) no valor.

donwload

Essa mudança foi um sucesso e através do modelo pay-what-you-want, a Elementary Inc prosperou, sendo que agora possui vários funcionários contratados para continuarem melhorando cada vez mais o sistema.

Vale lembrar que esse modelo também está disponível na loja de aplicativos do sistema e incentiva a criação de novas aplicações para o sistema, já que os desenvolvedores podem gerar receita com seu software.

Deixando de ser um zero à esquerda

Para a quinta versão do sistema operacional, a equipe decidiu que era hora de mudar a numeração dos lançamentos que antes continham um 0 à esquerda, dando a impressão de que o sistema ainda não estava pronto.

Na época do lançamento, a interface Pantheon já era reconhecida pela Freedesktop Org, existia um conjunto bastante maduro de aplicações padrão e vários recursos modernos para competir com sistemas operacionais de mercado.

Você já conhecia o elementary OS? Quais mudanças você gostaria de ver nos próximos anos do projeto? Deixe pra gente nos comentários e até o próximo artigo!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
415 postagens

Sobre o autor
Olá pessoas, me chamo Carlos Augusto e desde meus 6 anos sou apaixonado por tecnologia, principalmente por computação. Além de tentar ser um projeto de redator, no tempo livre gosto de fazer algumas manutenções e gambiarras!
Artigos
    Postagens relacionadas
    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    VídeoSistemas operacionais

    Conheça as três distros Linux mais importantes (na nossa opinião)

    VídeoSistemas operacionais

    Steam OS, um sistema operacional controverso