Está na moda compartilhar tecnologia aberta

Duas mulheres sentadas em um banco conversando, enquanto uma segura um notebook e a outra um caderno.

Em um mundo competitivo, ter total controle sobre uma tecnologia pode parecer a solução ideal para ter uma vantagem sobre os competidores. Mas, compartilhar tecnologia de maneira aberta pode ser uma ótima alternativa.

A filosofia por trás do código aberto

O código aberto pode nos ajudar a responder esta pergunta. Um software disponibilizado com seu código aberto permite que outra pessoa visualize, modifique e até mesmo o redistribua. Um dos principais exemplos de software de código aberto é o kernel Linux, que é utilizado desde usuários comuns até mesmo empresas trilionárias como Google, Microsoft e Amazon.

E por que isso pode ser benéfico? Existem alguns motivos:

  • Qualquer um pode estudar o código disponibilizado, atestar a sua eficácia e segurança, até mesmo colaborando no desenvolvimento;
  • Empresas podem utilizar o mesmo código evitando ter que “reinventar a roda” diversas vezes, focando seus esforços no diferencial do seu produto;
  • Não é necessário pagar valores exorbitantes em licenças de uso, já que todo o código está disponível na internet de maneira aberta.

Compartilhar tecnologia pode afetar mais pessoas do que imaginamos. É o caso de softwares como OBS Studio que democratizam a vida de milhares de streamers e criadores de conteúdo, ou de tecnologias como o React, desenvolvido primariamente pelo Facebook e disponibilizado de maneira aberta, que facilita a vida de diversos desenvolvedores possibilitando o surgimento dos mais variados softwares.

Por que não compartilhar tecnologia (através de camisetas)?

Aqui no Diolinux nós vestimos a camiseta da tecnologia de uma maneira um tanto quanto literal. Através de uma parceria com a Lolja podemos disponibilizar camisetas de qualidade com a temática que mais gostamos: tecnologia.

Até o dia 28/01 na compra de duas camisetas a terceira sai completamente grátis. Para isto, basta utilizar o cupom UMACAMISETA na hora de realizar as suas compras. Assim você pode ajudar o projeto Diolinux a continuar compartilhando tecnologia e ainda sair com camisetas estilosas!


Newsletter Diolinux
Talvez Você Também Goste