Showtime: o novo player de vídeo do GNOME
Aplicativos

Showtime: o novo player de vídeo do GNOME

Mesmo com a popularização de serviços de streaming, players de vídeo seguem tendo grande importância, tal como podemos confirmar com os mais de 4 bilhões de downloads do VLC. Tipicamente, sistemas operacionais trazem players embarcados e em breve, distros Linux com GNOME apresentarão um novo aplicativo do tipo. Conheça o Showtime, um novo player de vídeo do GNOME.

Um player de vídeo do GNOME mais minimalista

Introduzido pelo programa Incubator do GNOME, o Showtime é um novo aplicativo de vídeo que foi primariamente escrito em Python e utiliza o framework GStreamer para prover funcionalidades de áudio e vídeo. Embora a intenção do Incubator seja trazer novos aplicativos para a biblioteca principal do GNOME, eles ainda precisam cumprir uma série de critérios para serem aceitos e incluídos ao lançamento do GNOME:

  • Prover alguma funcionalidade essencial ao ambiente de computação pessoal;
  • Ser desenhado e criado para fazer sentido na coleção de aplicativos do GNOME;
  • Ser resultado de uma colaboração próxima entre mantenedores, contribuidores, além das equipes oficiais de design e lançamento;
  • Prover experiência de usuário de alta qualidade;
  • Seguir o delineamento do GNOME Human Interface Guidelines;
  • Quando necessário, ser integrado ao sistema;
  • Ter um nome e identidade genérico.

Seguindo a mesma linha, do Showtime, também há o Decibels, um player de áudio minimalista, também em desenvolvimento. Caso estejam num estágio maduro a tempo, poderão vir com o GNOME 47, se não, apenas em um lançamento posterior do ambiente gráfico.

Com isso, e breve, veremos o player de mídia Totem sendo substituído, tendo sua manutenção possivelmente deixada de lado, permanecendo em GTK3, dando lugar a substitutos em GTK4+Libadwaita.

Atualmente, já podemos baixar o Showtime e o Decibels no formato Flatpak. Note na captura de tela abaixo que fizemos do Showtime, que ele contém listras discretas na barra superior: essa é uma demarcação de que é um aplicativo em desenvolvimento.

Showtime: o novo player de vídeo do GNOME1

Interessante notar que ao tocar um vídeo, ele ocupa a janela inteira, ficando completamente sem borda, com os botões de controle e da janela sobrepondo a imagem, proporcionando um aspecto bastante moderno.

Showtime: o novo player de vídeo do GNOME2

Aguardando alguns segundos, todos os botões somem, deixando a tela livre. Ele ainda armazena onde você parou, ao fechar o aplicativo enquanto tocava um vídeo, permitindo continuar do mesmo ponto. Outras ferramentas incluem, saltar 10 segundos para frente ou para trás, fazer captura de tela e abrir o local do arquivo.

Como instalar o Showtime?

Atualmente, o Showtime encontra-se no repositório de testes (nightly) do Flathub. Sendo assim, para testá-lo, primeiro você precisa habilitar o repositório com o comando:

flatpak remote-add --if-not-exists gnome-nightly https://nightly.gnome.org/gnome-nightly.flatpakrepo

Agora, execute o seguinte comando para instalar a versão de testes do Showtime:

flatpak install gnome-nightly org.gnome.Showtime.Devel

A esta altura, o Showtime já está instalado no seu computador e pode ser encontrado no menu do sistema. Mas se preferir abri-lo pelo terminal, segue o comando:

flatpak run org.gnome.Showtime.Devel

Fique por dentro das principais notícias sobre tecnologia e Linux, assine nossa newsletter!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!